Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

Bolsa Família: 20 anos auxiliando na emancipação de brasileiros

Mais de 21 milhões de famílias beneficiadas e um legado de ascensão social marcado por histórias de superação.

21/10/2023 às 10:25 por Redação Plox

Há 20 anos, o Bolsa Família se consolidou como uma ferramenta de transferência de renda, impactando a vida de milhões. Atualmente, 21 milhões de famílias brasileiras — o equivalente a 56 milhões de pessoas — contam com o auxílio. Além de proporcionar um suporte financeiro, o programa também tem como foco permitir uma melhora estrutural, visando a ascensão e emancipação de seus beneficiários.

Histórias que retratam o impacto

Amélia Moreira, Rosimar Alves de Jesus e Ivânia Santos são exemplos de mulheres que, em diferentes momentos de suas vidas, encontraram no Bolsa Família um aliado. Amélia, por exemplo, destaca como o programa a auxiliou em sua trajetória acadêmica, tornando-se a primeira em sua família a ingressar em uma universidade. Atualmente, ela é professora e realiza seu pós-doutorado em Portugal. "Minha mãe trabalhava como empregada doméstica. Ter esse benefício nos assegurou alimentação, escola e a prevenção de doenças básicas com vacinação", revela.

Por outro lado, Rosimar, mãe solo, destaca como o Bolsa Família foi fundamental durante os períodos mais desafiadores de sua vida, garantindo a alimentação de seus sete filhos. "Você pode até comprar um aparelho doméstico para sua casa. Então, te ajuda bastante", afirma.

Ivânia Santos viu no programa um suporte em diversos momentos. Ela começou a receber o benefício em 2006 e, após um período sem o auxílio, voltou a necessitá-lo devido a um diagnóstico de câncer de mama. "Com aquele dinheiro, você pode comprar uma roupa melhor e buscar um emprego melhor. Foi o que eu fiz", conta.

Reconhecimento internacional e o futuro

O Bolsa Família não é apenas reconhecido nacionalmente. Em 2013, ao completar uma década, o programa foi premiado pela Associação Internacional de Seguridade Social, reforçando sua importância no combate à pobreza. No entanto, especialistas, como Vicente Faleiros, professor da Universidade de Brasília, ressaltam que, embora o programa seja essencial atualmente, o ideal seria que futuramente ele não fosse mais necessário. Faleiros destaca: “É uma correção das injustiças, mas permite só o mínimo e não uma distribuição igualitária da riqueza produzida socialmente. Tem a condicionalidade de colocar os filhos na escola e cuidar da vacinação, o que permite uma ruptura com o ciclo da pobreza".

Compartilhar a notícia

Veja também
Luz
ECONOMIA

Consumidor arcará com R$ 30,2 bi de déficit do setor elétrico em 2022

Aneel aprova orçamento da CDE para este ano

fgts
ECONOMIA

Saque-aniversário do FGTS já tem calendário; saiba como sacar

Mais de 1,3 milhões de trabalhadores tem o direito de saque neste primeiro mês

Projeto reacende disputa entre farmácias e supermercados pela venda de remédios
ECONOMIA

Projeto reacende disputa entre farmácias e supermercados pela venda de remédios

PL em tramitação pode liberar a comercialização de medicamentos sem prescrição em supermercados e divide opiniões nos setores

chuveiro
ECONOMIA

Esfriou muito? Veja dicas para economizar na hora do banho

Com a aproximação do inverno e a chegada de uma frente fria, a regulagem mais potente e mais tempo de funcionamento do chuveiro elevam a conta de energia

para você
América-MG
ESPORTES

América-MG goleia Novorizontino e se classifica para as quartas de final da Copinha

Time mineiro não deu chances ao time paulista na partida

gabigol.jpg
FAMOSOS

Gabigol teria traído irmã de Neymar com modelo em festa da Libertadores, diz jornalista

Aline Riscado e Gabigol teriam ido juntos para a casa da modelo, no Rio de Janeiro

marília
FAMOSOS

Laudo pericial conclui que Marília Mendonça morreu de politraumatismo devido ao impacto no solo

Também morreram no acidente, com a mesma causa, o piloto, Geraldo Medeiros; o copiloto, Tarciso Viana; o produtor Henrique Ribeiro; e o tio e assessor de Marília, Abicieli Silveira Dias Filho.

ministério.jpg
EMPREGO

Inscrições para 50 vagas de R$ 30,4 mil no Ministério Público vão até outubro

Candidatos devem ter formação em Direito e ter exercido na área jurídica há pelo menos três anos