Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Política
Senado convoca ministra Marina Silva para depor na CPI das ONGs
Comissão Parlamentar de Inquérito busca esclarecimentos sobre possíveis favorecimentos a ONGs ambientais
21/11/2023 às 18:26por Redação Plox
21/11/2023 às 18:26
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das Organizações Não Governamentais (ONGs), atuante no Senado, aprovou a convocação da ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva, nesta terça-feira (21). A decisão segue após a recusa inicial da ministra em comparecer voluntariamente para discutir alegações de favorecimentos a ONGs ligadas ao meio ambiente.
Foto: Geraldo Magela/Agência Senado
O senador Márcio Bittar (União-AC), que propôs a convocação, expressou preocupação com a ausência da ministra em uma reunião agendada anteriormente. "Ninguém do Brasil representa mais essa questão toda do debate sobre mudanças climáticas, questão do meio ambiente, do que a Marina. E tudo que nós estamos estudando passa por ela, vinculada ao Ministério. Então é fundamental a presença da ministra na CPI", declarou Bittar em entrevista ao jornal O TEMPO, em Brasília.
A ministra havia justificado seu cancelamento de última hora alegando outro compromisso no mesmo dia, e informou estar ocupada até o dia 18 de dezembro. No entanto, ela compareceu na Comissão de Agricultura e Pecuária da Câmara dos Deputados na tarde da mesma terça-feira para responder a convocação sobre "medidas que estariam prejudicando a agropecuária".
Além da convocação de Marina Silva, a CPI das ONGs também aprovou um convite à ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara. As investigações apontam para um possível financiamento de R$ 35 milhões do Fundo Amazônia ao Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam), supostamente vinculado à ministra Guajajara, dos quais R$ 24 milhões teriam sido destinados a consultorias e viagens.
A CPI das ONGs, que tem gerado expectativas crescentes, agendou a leitura do seu relatório para o dia 5 de dezembro. Bittar enfatizou a importância desta etapa, destacando que tanto ele quanto o senador Plínio Valério (PSDB-AM) compartilham a mesma visão sobre a necessidade de maior compreensão e envolvimento humano na discussão sobre a Amazônia e suas complexidades.