Extra

Cidade instala ‘faltômetro’ em todas as UBS para expor número de faltas na saúde

Com mais de 37 mil ausências em consultas e exames neste ano, cidade do interior de SP aposta em painéis nas nove Unidades Básicas de Saúde para mostrar impacto do não comparecimento nas filas e no tempo de espera

21/11/2025 às 08:26 por Redação Plox

Enquanto muitos moradores de Boituva (SP) aguardam meses por uma consulta ou exame na rede pública, outras pessoas agendam o atendimento, ocupam a vaga e não comparecem, contribuindo para aumentar ainda mais as filas.

De acordo com a Secretaria de Saúde, mais de 37 mil pacientes deixaram de ir a consultas e exames somente neste ano, sem aviso prévio.

Nas Unidades Básicas de Saúde, entre janeiro e novembro, mais de 17 mil consultas foram perdidas, o que representa quase 27% dos atendimentos

Nas Unidades Básicas de Saúde, entre janeiro e novembro, mais de 17 mil consultas foram perdidas, o que representa quase 27% dos atendimentos

Foto: Reprodução / TV TEM.


Pacientes enfrentam espera longa por atendimento

Na UBS Novo Mundo, a rotina de tentar atendimento sem sucesso já faz parte do dia a dia de Dona Maria Aparecida. Ela procurou a unidade para marcar consulta com ginecologista, mas foi informada de que não há vagas para novos agendamentos – situação que, segundo ela, se repete.


Além disso, por causa da diabetes tipo 2, ela precisa de acompanhamento com clínico geral. Mesmo assim, o retorno só está previsto para daqui a três meses.

"Você tenta marcar, você liga, você vai e não tem e acaba desistindo".

Impacto das faltas nas UBSs e serviços especializados

Nas Unidades Básicas de Saúde, foram registradas mais de 17 mil faltas entre janeiro e novembro, o que corresponde a quase 27% dos atendimentos marcados.

Em exames laboratoriais, 1.414 pacientes não compareceram e não avisaram a unidade. Já na atenção especializada, como CAPS e Policlínica, quase 30% das consultas não aconteceram por falta dos pacientes.

Boituva conta com nove Unidades Básicas de Saúde, e cada uma delas receberá um “faltômetro”, painel que indica o número de ausências registradas

Boituva conta com nove Unidades Básicas de Saúde, e cada uma delas receberá um “faltômetro”, painel que indica o número de ausências registradas

Foto: Reprodução / TV TEM.


‘Faltômetro’ chega às UBSs para expor número de ausências

Boituva tem nove Unidades Básicas de Saúde. E em cada uma delas será instalado um ‘faltômetro’, que mostra quantas ausências foram registradas.


A iniciativa busca chamar a atenção da população para o impacto das faltas na rede pública de saúde, evidenciando como o não comparecimento às consultas contribui para o aumento das filas e para a demora no agendamento.

O secretário de Saúde destaca a importância de o paciente avisar com antecedência quando não puder ir ao atendimento, permitindo que a vaga seja oferecida a outra pessoa agendada na fila de espera.

A cada três consultas está tendo uma falta. Se não consegue contato via WhatsApp, via telefone se conscientizar de ir até a unidade e refazer esse agendamento. Vai ajudar diminuir as filas.

Secretaria de Saúde de Boituva

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a