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O presidente Luiz Inácio Lula da Silva participa, nesta quarta-feira, 22 de janeiro, da cerimônia de assinatura do contrato de concessão da BR-381/MG. Um importante corredor logístico para o escoamento de produtos industriais, a rodovia atravessa o Vale do Aço, no interior de Minas Gerais, além de interligar o estado mineiro, São Paulo e Espírito Santo, o que resulta em um intenso fluxo de caminhões, ônibus e veículos leves. O trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares será administrado pela Concessionária Nova 381, formada pelo consórcio 4UM Investimentos. O contrato prevê um investimento de R$ 10 bilhões em 30 anos, abrangendo despesas de capital (Capex) e operacionais (Opex). Acompanhe a assinatura ao vivo.
A rodovia, com extensão de 303,4 km, conecta o interior de Minas Gerais a São Paulo e Espírito Santo, sendo essencial para o transporte de cargas e passageiros. Por ela, transitam diariamente, em média, 24,7 mil veículos. Conhecida popularmente como a "rodovia da morte" devido às suas condições precárias e alta sinuosidade, números da Polícia Rodoviária Federal (PRF) indicam que, entre os anos de 2018 e 2023, foram registrados 3.960 acidentes, 420 deles com mortes, ao longo do trecho.
Impacto regional e melhorias estruturais
A concessão beneficiará diretamente 13 municípios às margens da rodovia e mais de 20 cidades que dependem dela, totalizando 4 milhões de pessoas impactadas. A expectativa é a geração de 83,5 mil empregos diretos e indiretos ao longo do projeto.
Entre as obras previstas estão a duplicação de 106 quilômetros, a construção de 83 quilômetros de faixas adicionais e a correção de 51 trechos considerados críticos. Além disso, serão instalados Pontos de Parada e Descanso (PPDs) para caminhoneiros, 23 passarelas para pedestres e áreas de escape. Um Centro de Controle de Operações (CCO) será implementado, oferecendo suporte médico, mecânico e atendimento emergencial.
Primeiros 100 dias de trabalho
Nos primeiros 100 dias da concessão, o foco estará na reabilitação imediata da rodovia. Entre as ações planejadas estão a operação tapa-buracos, recuperação de sinalização vertical e horizontal, limpeza das pistas, roçagem de áreas adjacentes e reparos iniciais em pontes e viadutos. A iluminação também será reforçada para aumentar a segurança.
Histórico de acidentes
A BR-381/MG tem um histórico trágico, sendo palco de 3.960 acidentes, dos quais 420 resultaram em mortes entre 2018 e 2023, de acordo com a Polícia Rodoviária Federal (PRF). A concessão promete transformar esse cenário com a modernização e manutenção contínua da infraestrutura.
Benefícios aos usuários
Além das melhorias estruturais, a concessionária oferecerá um ano de pedágio gratuito e, posteriormente, descontos para usuários frequentes (DUF) e a possibilidade de pagamento automático com TAGs. A medida busca facilitar a vida dos motoristas que transitam regularmente pela rodovia, principalmente moradores e trabalhadores das regiões conectadas pela BR-381.
Consórcio vencedor e modelo de negócio
O consórcio 4UM Investimentos venceu o leilão ao apresentar a proposta com menor tarifa de pedágio. A Concessionária Nova 381, criada pelo grupo, será responsável pela operação e manutenção da rodovia. O consórcio reúne empresas como MLC, Aterpa e Senpar, sob a liderança da 4UM, sediada em Curitiba. Este é o primeiro projeto de infraestrutura do grupo, que já administra mais de R$ 7 bilhões em investimentos.
Com a assinatura do contrato, inicia-se uma nova fase para a BR-381/MG, que promete impulsionar a segurança viária e o desenvolvimento econômico na região.
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