Prefeitura de Ipatinga alerta para golpes contra familiares de pacientes no Hospital Municipal

Criminosos se passam por médicos e pedem pagamentos via PIX para exames falsos; município reforça que SUS não cobra por procedimentos

22/01/2026 às 19:56 por Redação Plox

A Prefeitura de Ipatinga, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, emitiu um alerta à população sobre tentativas de golpes aplicados contra familiares de pacientes internados no Hospital Municipal Eliane Martins (HMEM).

Durante momentos de superlotação das unidades de saúde criminosos se aproveitam de famílias para aplicar golpes.

Durante momentos de superlotação das unidades de saúde criminosos se aproveitam de famílias para aplicar golpes.

Foto: Stella Dutra / Plox Brasil.

Criminosos têm entrado em contato por telefone ou mensagem, fingindo ser médicos ou outros profissionais de saúde, e pedindo pagamentos ou transferências via PIX para a realização de supostos exames particulares, usando como justificativa um alegado agravamento do quadro clínico do paciente.

Pagamentos não são exigidos na rede pública

A administração municipal reforça que nenhuma unidade da rede pública de saúde solicita pagamentos, transferências bancárias ou qualquer valor para exames, procedimentos ou atendimentos prestados pelo SUS. O secretário de saúde de Ipatinga, Walisson Medeiros explica a ação dos criminosos e que a rede SUS não faz nenhum tipo de cobrança direta ao usuário.



 Walisson Medeiros - Secretário de saúde de Ipatinga.

Vídeo: Stella Dutra / Plox Brasil. 

Todos os serviços são custeados pelo sistema público, e qualquer pedido de dinheiro em nome do hospital ou de profissionais deve ser considerado suspeito.


Segundo a Prefeitura, medidas de segurança e orientação já estão sendo reforçadas dentro do Hospital Municipal Eliane Martins, com comunicados internos e alertas diretos aos familiares dos pacientes internados.

Como agir em casos suspeitos

Em caso de dúvida, os familiares devem procurar diretamente o Serviço Social do Hospital Municipal Eliane Martins, pelo telefone (31) 3828-5684, disponível de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h, para confirmar qualquer informação ou orientação recebida.


A recomendação é que, diante de contatos suspeitos, a pessoa não realize nenhum tipo de pagamento, não forneça dados pessoais e comunique imediatamente a direção do hospital ou a Secretaria Municipal de Saúde para registro e encaminhamento do caso.


A Prefeitura de Ipatinga destaca o pedido de ampla divulgação desse alerta à população e reafirma seu compromisso com a transparência, a segurança dos pacientes e a proteção de seus familiares contra esse tipo de crime.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a