Com quatro indicações ao Oscar, ‘O Agente Secreto’ retorna aos cinemas em várias cidades
Longa brasileiro iguala feito histórico de "Cidade de Deus", volta ao circuito do Vale do Aço impulsionado por quatro indicações ao Oscar,
A Operação Retomada marcou um dos movimentos mais significativos já realizados em Ipatinga contra a criminalidade, com foco na recuperação da ordem pública e na presença permanente do poder público em áreas antes dominadas pela insegurança. A ação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira (22), na região da avenida Maanaim e no entorno do aglomerado da rua Amazonita, pontos conhecidos pelo histórico de tráfico de drogas, furtos, receptação e circulação de pessoas ligadas a crimes, além de constantes queixas de moradores e comerciantes.

Foto: Divulgação
A mobilização reuniu cerca de 100 policiais militares e civis, com apoio do Poder Judiciário, do Ministério Público e da Prefeitura de Ipatinga, que participou com dezenas de servidores de várias áreas da administração municipal. A operação contou também com suporte aéreo da 5ª Base de Aviação do Estado (Brave) e se estendeu a outros pontos da região central da cidade.

Foto: Divulgação
Ao todo, foram cumpridos 17 mandados de busca e apreensão, que resultaram na prisão de 11 adultos e na apreensão de três adolescentes. Também houve retirada de circulação de drogas, arma de fogo, munições, celulares e outros materiais associados à prática de crimes.
Essa operação é um reflexo do clamor da população. Foi muito bem executada e representa, na prática, uma resposta direta à comunidade, que é quem mais sofre com os crimes naquela região. Com essa ação, estamos devolvendo à população um espaço que é de todos. A Polícia Militar seguirá atuando de forma diuturna na área, e a Polícia Municipal está à disposição para somar esforços sempre que houver necessidadeprefeito Gustavo Nunes
A ocupação policial representa uma etapa decisiva da Operação Retomada, mas não encerra o trabalho no território. A área passará a contar com presença contínua das forças de segurança, por tempo indeterminado, articulada a uma atuação integrada da Prefeitura de Ipatinga para garantir a manutenção da ordem restabelecida.
Ainda na manhã de quinta-feira, logo após a ocupação, teve início uma força-tarefa da administração municipal com ações de saúde pública, fiscalização, ordenamento urbano, limpeza, controle ambiental e assistência social, assegurando a atuação permanente do poder público na região.

Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Vigilância Sanitária, realizou inspeções em estabelecimentos comerciais, resultando na apreensão de bebidas e alimentos vencidos, produtos sem procedência e sem rotulagem adequada. Dois bares que funcionavam sem alvará sanitário e em condições inadequadas de higiene foram interditados.
A equipe de Zoonoses fez uma avaliação prévia da área, com mapeamento e eliminação de pontos de risco para proliferação do mosquito transmissor da dengue e de outras arboviroses. A previsão é de retorno ao local na próxima semana para intensificar as ações.

Foto: Divulgação
A Secretaria de Serviços Urbanos e Meio Ambiente (Sesuma) atuou com fiscais de postura para coibir irregularidades em estabelecimentos comerciais, ferros-velhos e na criação irregular de animais em área urbana, como cavalos e porcos. Os animais encontrados em situação irregular foram recolhidos e encaminhados para equipamentos apropriados da Prefeitura.
As ações de limpeza urbana seguem em andamento, com apoio das empresas Vital e Infrater, envolvendo retirada de entulhos, resíduos e excesso de lixo, além do uso de caminhões, máquinas e equipes operacionais. Cerca de 50 profissionais participam desta etapa, que será seguida por serviços de revitalização da área.

Foto: Divulgação
A Secretaria Municipal de Segurança e Convivência Cidadã (Sescon) participou da coordenação da força-tarefa municipal, com apoio das equipes de trânsito e do Departamento de Segurança. A fiscalização de áreas públicas atuou para impedir novas ocupações irregulares, enquanto a Defesa Civil avaliou situações pontuais com potencial risco estrutural, como possibilidade de desabamentos.

Foto: Divulgação
A atuação integrada inclui também a Secretaria Municipal de Assistência Social, que iniciará o acompanhamento social na região nesta sexta-feira (23). Psicólogos, assistentes sociais e entrevistadores do Cadastro Único farão atendimentos voltados à garantia de direitos e ao encaminhamento das famílias aos serviços socioassistenciais disponíveis.
A denominação Operação Retomada simboliza a recuperação da ordem pública e o restabelecimento da presença do Estado em áreas deterioradas pela atuação do tráfico de drogas. A ação é fruto de uma investigação formal, técnica e complexa, iniciada há alguns meses, voltada à repressão qualificada ao tráfico.
Ao longo desse período, foram realizadas ações de inteligência, levantamentos de campo e monitoramentos, com atuação integrada e troca constante de informações entre a Polícia Civil e a Polícia Militar.

Foto: Divulgação
Entre os alvos dos mandados estavam suspeitos de receptação, apontados como elo entre usuários e traficantes. De acordo com o que foi apurado, usuários praticavam furtos e roubos em bairros próximos e retornavam à região para trocar os produtos por entorpecentes, alimentando a cadeia criminosa.

Foto: Divulgação
Os conduzidos poderão responder por tráfico de drogas, receptação e outros crimes que venham a ser identificados no decorrer do inquérito policial.

Foto: Divulgação
Os órgãos envolvidos na operação ressaltam que a iniciativa não teve como foco os usuários de drogas, mas sim a desarticulação da organização criminosa ligada ao tráfico que atuava na área.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação