Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Bolsonaro critica denúncia da PGR e questiona julgamento no STF

Ex-presidente afirma que acusação de golpe de Estado é "fantasiosa" e alega perseguição política

22/02/2025 às 11:45 por Redação Plox

O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) se manifestou nesta sexta-feira (21) sobre a denúncia apresentada pela Procuradoria-Geral da República (PGR) ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra ele e outras 33 pessoas por tentativa de golpe de Estado. Em entrevista à revista Oeste, Bolsonaro criticou o Procurador-Geral da República, Paulo Gonet, afirmando que ele "conseguiu tornar a história mais fantasiosa ainda do que a própria Polícia Federal".

Alan Santos PR

Denúncia da PGR e envolvidos

A acusação feita pela PGR inclui, além de Bolsonaro, o ex-ministro e ex-candidato a vice-presidente Walter Souza Braga Netto, o ex-ajudante de ordens Mauro Cid e o ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e atual deputado federal Alexandre Ramagem. Os denunciados são apontados como participantes de um suposto plano para impedir a alternância de poder após as eleições presidenciais de 2022.

De acordo com a PGR, Bolsonaro teria exercido papel central na articulação de ações para se manter no cargo, mesmo após a derrota eleitoral.

Bolsonaro nega acusações e critica julgamento no STF

Rejeitando as acusações, Bolsonaro enfatizou que não estava no Brasil durante os atos de 8 de janeiro de 2023, quando manifestantes invadiram as sedes dos Três Poderes, em Brasília.

"Fui colocado no olho do furacão do 8 de janeiro. Eu nem no Brasil estava. No meu entendimento, no entendimento do ministro da Defesa, José Múcio, ninguém quis dar o golpe no dia 8 de janeiro. Mas a gente está vivendo esse inferno astral, que ninguém sabe quando vai terminar", declarou o ex-presidente.

Bolsonaro também contestou o fato de ser julgado pelo STF, argumentando que deveria estar na primeira instância da Justiça comum.

"Primeiro, eu deveria estar na primeira instância, onde o Lula foi julgado. O foro adequado é a primeira instância. Outra, em eu sendo julgado, tem que ser pelo plenário (do STF). O pessoal do 8 de janeiro está sendo julgado pelo plenário. E que meu julgamento não seja por intermédio de gravação de vídeo, tem que ter o debate ali. Isso se chama devido processo legal, amplo direito ao contraditório, legítimo direito à defesa", afirmou.

Estratégia para 2026

O ex-presidente também sugeriu que a denúncia tem como objetivo afastar a direita das eleições presidenciais de 2026. No entanto, ele acredita que o movimento conservador seguirá forte.

"A direita veio para ficar, os conservadores vieram para ficar. Essa onda está no mundo todo, não é nos Estados Unidos apenas, está na Argentina, no mundo todo. E essa é a tendência. E nós sabemos que o futuro de qualquer país passa pela capacidade do seu povo de se instruir e usar o seu patrimônio para que, ao gerar conhecimento, você consiga benefício para o seu povo. E isso a esquerda não tem", disse Bolsonaro.

Ainda durante a entrevista, o ex-presidente criticou a falta de lideranças na esquerda e mencionou influenciadores como exemplo do que considera uma fragilidade desse campo político.

Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: Divulgação/MPO - 06.12.2023
POLíTICA

Brasil evita sanções internacionais com pagamento parcial de dívida

Governo federal quita R$ 2,4 bilhões em débitos com organismos internacionais, reduzindo riscos diplomáticos

Participação feminina avança nas eleições, mas desigualdade persiste no poder
POLíTICA

Participação feminina avança nas eleições, mas desigualdade persiste no poder

Apesar de representarem maioria da população e do eleitorado, mulheres seguem com baixa presença em cargos de liderança política no Brasil

Secretário de Educação de Barueri é exonerado após falas sobre alunos com deficiência
POLíTICA

Secretário de Educação de Barueri é exonerado após falas sobre alunos com deficiência

Celson Furlan foi afastado do cargo após dizer que crianças com deficiência não têm condições de aprender, gerando ampla repercussão

Politicando
POLíTICA

“Ainda tem muita gente para prender e muita multa para aplicar”, diz Moraes em palestras

Confira os principais destaques da política nacional desta quarta-feira (14).

para você
Madonna teria doado milhões para vítimas de enchentes no RS, diz colunista
FAMOSOS

Madonna teria doado milhões para vítimas de enchentes no RS, diz colunista

Cantora norte-americana teria mantido a doação em segredo, segundo fonte do jornalista Erlan Bastos

Intoxicação por metanol: especialistas alertam para riscos neurológicos
SAúDE

Intoxicação por metanol: especialistas alertam para riscos neurológicos

Substância altamente tóxica provoca sintomas como tontura, confusão mental, cegueira e pode levar à morte; casos em SP já causaram três mortes

Comemoração do aniversário de Ipaba terá Felipe Araújo, Ferrugem e Thalles Roberto
LAZER

Comemoração do aniversário de Ipaba terá Felipe Araújo, Ferrugem e Thalles Roberto

Cidade vai celebrar aniversário com shows de Felipe Araújo, Ferrugem, Thalles Roberto, DJ Brinks, DJ Piu e muito mais

EDUCAçãO

Saiba como será a avaliação prática do Enade Licenciaturas

O exame é voltado à análise dos cursos que preparam professores para a educação básica.