Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

29 anos do real: uma breve história das moedas no Brasil

De acordo com informações do Banco Central, entre 1942 e os dias atuais, o Brasil teve 10 moedas oficiais.

22/04/2023 às 15:42 por Redação Plox

No próximo dia 1º de julho, o real completa 29 anos como a moeda oficial do Brasil. A moeda foi criada no contexto do Plano Real, no governo Itamar Franco. No entanto, esta não foi a única moeda que já circulou no país. De acordo com informações do Banco Central, entre 1942 e os dias atuais, o Brasil teve 10 moedas oficiais.

Da troca de produtos à criação de moedas metálicas

Antes da implementação do dinheiro formal, produtos naturais como o pau-brasil, o pano de algodão, o açúcar, o fumo e o zimbo (tipo de concha) eram utilizados como forma de pagamento. Com a ocupação estrangeira do território brasileiro, moedas externas de países como Espanha, Portugal e Países Baixos também passaram a circular no país.

As primeiras moedas cunhadas no Brasil surgiram com a presença holandesa no Nordeste, entre 1630 e 1654, chamadas de florins e soldos. Em 1694, foi criada a primeira Casa da Moeda no Brasil, com o objetivo de transformar as moedas que circulavam na colônia em moedas provincianas.

Patacas, cruzados e a luta contra a inflação

As patacas, moedas que duraram 139 anos (de 1695 a 1834), foram as que mais tempo estiveram vigentes no país. Em 1834, as patacas foram substituídas pelos cruzados, mas a denominação "réis" permaneceu até 1942. A partir de 1869, o cobre foi substituído por ligas metálicas mais fortes, e uma série de pequenos valores foi criada, como a unidade de 100 réis, conhecida como "tostão".

Em 1942, o cruzeiro substituiu os réis como a moeda oficial do Brasil, mas também sofreu com a inflação. Em 1967, o cruzeiro novo foi lançado com caráter temporário, cortando três zeros de todas as notas. A moeda voltou a se chamar cruzeiro em 1970, mantendo a equivalência com o cruzeiro novo.

Cruzado, hiperinflação e o Plano Real

A inflação brasileira levou à criação do cruzado, que circulou entre 1986 e 1989, com 1 cruzado equivalendo a 1.000 cruzeiros. O país viveu um período de hiperinflação após a ditadura militar, com inflação chegando a 1.000% ao ano. Em 1989, o cruzado novo foi criado, equivalendo a 1.000 cruzados.

Em 1990, a moeda brasileira voltou a ser chamada de cruzeiro, com unidade equivalente a 1 cruzado novo. O Plano Collor buscava conter a inflação, mas não obteve sucesso. A partir de 1993, o Plano Real começou a ser implementado pela equipe liderada pelo então ministro da Fazenda, Fernando Henrique Cardoso. Durante a transição do cruzeiro para o real, houve uma moeda chamada cruzeiro

 

No próximo dia 1º de julho, o real completa 29 anos de existência. A atual moeda brasileira foi implementada a partir do Plano Real, no governo Itamar Franco. Porém, ela foi apenas uma das muitas cédulas que já circularam no Brasil

 

Compartilhar a notícia

Veja também
Como a linha 0001 revolucionou o transporte entre BH e região metropolitana
GERAL

Como a linha 0001 revolucionou o transporte entre BH e região metropolitana

Criada em 1982, a linha de ônibus 0001 foi a primeira do Probus e transformou a mobilidade entre Nova Lima e a capital mineira

GERAL

Pai e filho acusados de extorquir família Schumacher com fotos inéditas do ex-piloto

Família do heptacampeão mundial de Fórmula 1 é alvo de chantagem envolvendo imagens privadas de Michael Schumacher após acidente de 2013

Sem CNH, motociclista que atropelou triatleta é julgado por tentativa de homicídio
GERAL

Sem CNH, motociclista que atropelou triatleta é julgado por tentativa de homicídio

Nayn José Sales responde por tentativa de homicídio após atropelar Luisa Baptista, que treinava para as Olimpíadas e ficou meses internada; júri popular decide seu destino nesta quarta (15)

esfera
GERAL

Vídeo: esfera misteriosa é encontrada em praia do Japão

A esfera misteriosa foi encontrada por uma moradora e intriga autoridades