Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Jovem de 21 anos perde bebê no nono mês e família denuncia negligência médica em Bastos

Luana Xavier Justino da Silva passou por atendimento três vezes antes de receber diagnóstico de morte fetal; caso está sob apuração

22/04/2025 às 20:18 por Redação Plox

A família de Luana Xavier Justino da Silva, de 21 anos, denuncia o que acredita ter sido um caso de negligência médica no atendimento prestado à jovem, que perdeu seu bebê no nono mês de gestação em Bastos, interior de São Paulo.


Imagem Foto: Arquivo Pessoal

Segundo relatos, Luana começou a sentir desconfortos no dia 7 de abril e procurou o posto de saúde da cidade. De lá, foi encaminhada ao pronto-socorro municipal, onde foi atendida por um médico que escutou os batimentos do bebê, mas optou por não medicá-la, justificando que remédios poderiam interferir no trabalho de parto.


Nos dias seguintes, a jovem retornou à unidade de saúde, novamente relatando dores e fraqueza. Na terça-feira, dia 15, uma médica examinou Luana, confirmou os batimentos cardíacos do bebê e repetiu a decisão de não administrar medicamentos. No dia seguinte, durante consulta de pré-natal, a gestante informou que estava com a pressão alterada. O exame constatou, então, a ausência de batimentos cardíacos, e a morte fetal foi confirmada por ultrassom.


Diante da gravidade do caso, Luana foi levada para a Santa Casa de Tupã, onde foi submetida a um processo de indução de parto que durou três dias. O bebê foi sepultado na sexta-feira, dia 18. Familiares acompanharam o drama com apreensão e, desde então, cobram respostas e justiça.


Rosana Xavier Viudes, mãe de Luana, falou à imprensa local sobre o sofrimento vivido.
"O coração estava batendo. Quando foi no outro dia, a gente passou no posto e o neném já estava morto. A gente não achava que isso iria acontecer. Eu quero tomar uma providência\

, declarou emocionada.

A Secretaria de Saúde de Bastos e o prefeito Kléber Lopes (PL) se pronunciaram pelas redes sociais, informando que acompanham o caso e que, até o momento, não identificaram negligência médica. O secretário de saúde, Eder Castro, destacou que a conduta médica segue os protocolos do Ministério da Saúde e que a equipe da Estratégia de Saúde da Família está habilitada para realizar o acompanhamento pré-natal.


“Sentimos muito pelo que aconteceu e com certeza vamos apurar isso da melhor maneira, até mesmo com acompanhamento jurídico, e dar suporte necessário para a família”, afirmou Eder. Ele também garantiu que uma equipe médica continuará acompanhando Luana para assegurar os cuidados necessários no período pós-parto.


Compartilhar a notícia

Veja também
SAúDE

Vício em descongestionante nasal deixa homem com grave problema de saúde

Curtis Arnold-Harmer gastou mais de R$ 73 mil em tratamentos após complicações

Estudante perde a visão após consumir gin adulterado com metanol em SP
SAúDE

Estudante perde a visão após consumir gin adulterado com metanol em SP

Ministério da Justiça alerta bares e distribuidoras depois de mortes e internações por bebidas contaminadas

 Foto: Divulgação / Centers for Disease Control and Prevention
SAúDE

EUA registram crescimento da Hanseníase: uma volta preocupante ao passado

Somente em 2020, foi registrado 159 casos nos Estados Unidos, de acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças (CDC)

Ajovy contra enxaqueca já pode ser obtido gratuitamente via SUS por decisão judicial
SAúDE

Ajovy contra enxaqueca já pode ser obtido gratuitamente via SUS por decisão judicial

Mesmo fora da lista oficial, medicamento de alto custo pode ser solicitado por pacientes com recomendação médica e apoio jurídico