Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Surto em Análise: Laboratório em MG Lida com Aumento de Amostras Suspeitas de Febre Maculosa

A febre maculosa não afeta apenas Minas Gerais; em São Paulo, foram registrados pelo menos 17 diagnósticos e oito óbitos em 2023.

22/06/2023 às 11:27 por Redação Plox

 

O estado de Minas Gerais se encontra em estado de alerta em decorrência de um aumento significativo de casos suspeitos de febre maculosa. Segundo informações fornecidas pelo governo mineiro, a Fundação Ezequiel Dias (Funed), que desempenha um papel crucial no diagnóstico da doença no país, recebeu 160 amostras de possíveis casos no período entre 1º e 19 de junho. Isso representa uma média diária superior a oito amostras.

Das 160 amostras enviadas à Funed, 80% são provenientes de Minas Gerais. O restante é oriundo do Distrito Federal e de outros cinco estados brasileiros: Ceará, Goiás, Pernambuco, Rio de Janeiro e Tocantins. O governo de Minas Gerais atribui esse aumento à maior percepção dos profissionais de saúde em relação aos sintomas da doença e à análise do histórico de locais visitados pelos pacientes.

Impacto da Febre Maculosa

De acordo com dados da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), ocorreram duas mortes decorrentes da febre maculosa no estado entre janeiro e junho de 2023. As vítimas residiam na cidade de Manhuaçu, situada na região da Zona da Mata mineira. Além disso, nove casos da doença foram confirmados.

A febre maculosa não afeta apenas Minas Gerais; em São Paulo, foram registrados pelo menos 17 diagnósticos e oito óbitos em 2023.

Foto: Wendy Cristina de Jesus Silva / Funed

O Papel da Funed

Desde novembro de 2020, o Ministério da Saúde reconhece a Funed como o Laboratório de Referência Nacional para Febre Maculosa e outras Riquetsioses. Essa atribuição faz da instituição responsável por fornecer apoio às análises realizadas em todo o Brasil, orientar sobre vigilância epidemiológica, capacitar profissionais e preparar e treinar profissionais de Minas Gerais para a vigilância ambiental.

Entendendo a Febre Maculosa

A febre maculosa é causada por uma infecção transmitida por carrapatos do gênero Amblyomma sp., popularmente conhecidos como carrapatos-estrela. Esses carrapatos podem se hospedar em diversos mamíferos, incluindo capivaras e cavalos. A doença pode levar até duas semanas para manifestar sintomas após o contato inicial com o carrapato infectado.

Os sintomas incluem febre, dor de cabeça intensa, náuseas e vômitos, diarreia e dor abdominal, dor muscular constante, inchaço e vermelhidão nas palmas das mãos e sola dos pés, gangrena nos dedos e orelhas, e paralisia dos membros que começa nas pernas e pode progredir até os pulmões, causando parada respiratória.

Incidência e Condições Favoráveis

Embora a febre maculosa possa ocorrer durante todo o ano, sua incidência é mais acentuada no período de clima seco. O inverno, caracterizado por temperaturas mais baixas e redução das chuvas, proporciona condições ideais para o ciclo reprodutivo dos carrapatos. Esses aracnídeos podem transmitir a doença em diferentes estágios de desenvolvimento, incluindo larva, ninfa e fase adulta.

Considerações Finais

A crescente incidência da febre maculosa em Minas Gerais e outros estados brasileiros evidencia a necessidade de vigilância e medidas de controle. A Funed desempenha um papel vital no diagnóstico e monitoramento da doença, colaborando com profissionais de saúde em todo o país. É crucial que a população esteja ciente dos sintomas e tome precauções para minimizar o risco de exposição aos carrapatos, especialmente em áreas onde a presença desses aracnídeos é comum.

 

 

 

 

 

 

Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil
SAúDE

Escassez de medicamentos compromete tratamento de hanseníase no Brasil

Ministério promete ações contra falta de suprimentos enquanto pacientes sofrem sem medicação

Anvisa suspende uso de soro hospitalar após detecção de corpo estranho
SAúDE

Anvisa suspende uso de soro hospitalar após detecção de corpo estranho

Produto da Halex Istar teve comercialização e uso suspensos por desvio de qualidade

vacina
SAúDE

Nova remessa de vacinas vai estender imunização de trabalhadores da Educação em MG

O início da distribuição será na sexta-feira (4/6), com entrega de doses a 18 Unidades Regionais de Saúde (URSs) por via terrestre

emagrecer 1.jpeg
SAúDE

Nutrólogo dá receita para emagrecimento consumindo alimentos baratos

O especialista em nutrição e emagrecimento, Dr. Sandro Ferraz, revela a receita para perder peso de forma fácil com alimentos e ingredientes que a maioria de nós têm em casa

para você
FAMOSOS

Deolane Bezerra se declara inocente após ser solta e agradece apoio

Influenciadora responderá em liberdade, sem tornozeleira eletrônica, após prisão em operação sobre lavagem de dinheiro.

WhatsApp Image 2019-10-09 at 10.15.33.jpeg
GERAL

Cobra gigante é flagrada na Amazônia - Anaconda

As anacondas já foram abordadas por filmes de Hollywood. Elas não são venenosas, mas matam suas presas por enforcamento

Folha critica Lula por gastos e liga juros altos a despesas públicas
ECONOMIA

Folha critica Lula por gastos e liga juros altos a despesas públicas

Editorial do jornal aponta que economia foi aquecida de forma insustentável e que o Banco Central precisou destinar R$ 1 trilhão em juros neste ano

POLíCIA

Adolescente foge de casa e é encontrada morta em loteamento em MG

O corpo estava seminu e de bruços, sendo localizado por uma pessoa que passeava com seu cachorro por volta do meio-dia.