Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Vereadores aprovam PL que visa fortalecer o trabalho dos catadores de materiais recicláveis em Ipatinga

A matéria agora segue para a sanção do prefeito Gustavo Nunes

22/06/2023 às 17:28 por Redação Plox

O Projeto de Lei (PL) nº 134/23, que tem como intuito instituir uma política pública de apoio aos catadores de materiais recicláveis e às organizações sociais que os representam foi aprovado em em segunda votação Câmara Municipal de Ipatinga (CMI). A matéria agora segue para a sanção do prefeito Gustavo Nunes.

No texto ainda há uma série de medidas de fortalecimento dos catadores e das cooperativas, atuando nos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Foto: SBT News/Reprodução.

 

O PL prevê que a nova política pública deve atuar em conjunto com as diretrizes estabelecidas pela Lei Federal nº 12.305/2010, que institui a Política Nacional de Resíduos Sólidos, bem como com normas estaduais e municipais relacionadas. A iniciativa abrange uma série de ações e estratégias voltadas para incentivar, apoiar e fortalecer o trabalho dos catadores e das organizações sociais que os representam.

O autor da proposta, o vereador Fernando Ratzke (Cidadania), declarou que o projeto tem um significado de grande importância socioeconômica e ambiental. "A gestão de resíduos sólidos é uma problemática de competência das três esferas federativas e apresenta uma importância multissetorial", afirmou Ratzke. Ele ressaltou a necessidade de valorizar os catadores de materiais recicláveis, que muitas vezes se encontram marginalizados da sociedade, apesar do valor social que geram. 

No texto ainda há uma série de medidas de fortalecimento dos catadores e das cooperativas, atuando nos três pilares da sustentabilidade: econômico, social e ambiental. Também cria a possibilidade de uso do Fundo Municipal do Meio Ambiente para apoiar as ações listadas.

A proposição aprovada alinha-se com diversos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), como a erradicação da pobreza, promoção de trabalho decente e crescimento econômico, redução das desigualdades, além de cidades e comunidades sustentáveis.

"Este Projeto de Lei define os elementos estruturantes de uma política pública municipal sobre o tema, fornecendo uma condição de vida mais digna a esses trabalhadores e gerando o devido valor para o seu trabalho", concluiu o vereador Ratzke.


 

Compartilhar a notícia

Veja também
1517947.jpg
POLíTICA

Realidade no Vale do Aço justificaria lockdown, diz Nardyello Rocha

Prefeitos participaram de uma reunião remota da ALMG

POLíTICA

Leo Índio, primo dos filhos de Bolsonaro, ganha cargo no Senado

Senador que o nomeou disse que a indicação ao cargo partiu de uma pessoa que já trabalhava em seu gabinete

stf
POLíTICA

STF decide acabar com prisão especial para quem tem curso superior

Seis dos ministros da Corte votaram para suspender o artigo do Código de Processo Penal (CPP) que estabelecia essa prerrogativa

Ministros de Lula se preparam para disputar eleições de 2026
POLíTICA

Ministros de Lula se preparam para disputar eleições de 2026

Com prazo de desincompatibilização se aproximando, pelo menos 17 ministros consideram candidaturas ao Senado, Câmara e governos estaduais

para você
Quilombos de Brumadinho encantam turistas com cultura, arte e gastronomia
LAZER

Quilombos de Brumadinho encantam turistas com cultura, arte e gastronomia

Experiências imersivas e personalizadas em quatro comunidades quilombolas estão disponíveis o ano todo por meio do catálogo Céu de Montanhas

jovem aprendiz
EMPREGO

CENIBRA contrata jovens aprendizes

As inscrições ficarão abertas até o dia 28 de Outubro

gsdgdgd
FAMOSOS

Influenciadora detida por divulgar "Jogo do tigrinho" ganhava até R$ 250 mil semanais

A residência do casal, uma mansão equipada com um Porsche avaliado em R$ 475 mil, foi um dos locais alvo da operação policial.

Desaprovação à economia cresce e atinge maioria dos brasileiros, diz pesquisa
ECONOMIA

Desaprovação à economia cresce e atinge maioria dos brasileiros, diz pesquisa

Estudo aponta que 56% dos brasileiros avaliam piora econômica nos últimos 12 meses e poder de compra caiu para 81%