Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Lula desafia orientações da equipe e mantém críticas a Bolsonaro

Segundo o cientista político Valdir Pucci, a insistência de Lula na polarização é uma estratégia inteligente, atraindo votos de eleitores que rejeitam Bolsonaro.

22/06/2024 às 11:42 por Redação Plox

Apesar das recomendações de sua equipe para não mencionar diretamente o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), Luiz Inácio Lula da Silva persiste em referenciar seu rival político em discursos. Em entrevista à rádio CBN, Lula confirmou que foi aconselhado a evitar citar o nome de Bolsonaro para reduzir a polarização política e retomar um discurso pacificador, além de destacar suas próprias realizações.

Foto: Ricardo Stuckert/Presidência da República

Mesmo sem mencionar Bolsonaro nominalmente, Lula faz declarações que claramente se referem ao ex-presidente. Em eventos no Ceará, o presidente comparou a gestão anterior a uma "praga de gafanhotos" e destacou a falta de visitas de Bolsonaro ao estado durante o mandato de Camilo Santana como governador. Em entrevista à rádio Meio, no Piauí, Lula afirmou que seu adversário usou R$ 300 bilhões em isenções e desonerações para tentar se manter no poder.

Lula também criticou o suposto projeto autoritário de Bolsonaro, alegando que ele preenchia cargos com militares de sua confiança e não respeitava instituições democráticas. Em outra entrevista, mencionou Olavo de Carvalho, assessor intelectual de Bolsonaro, criticando suas ideias.

Segundo o cientista político Valdir Pucci, a insistência de Lula na polarização é uma estratégia inteligente, atraindo votos de eleitores que rejeitam Bolsonaro. “Lula sabe que grande parte de sua conquista em 2022 vem da polarização política”, afirmou Pucci.

Breno Guimarães, membro da Academia Brasileira de Direito Eleitoral e Político (Abradep), destaca que as declarações de Lula contribuem para manter a polarização política, algo que fortalece o "Lulismo" ao enfrentar adversários ideológicos fortes como Bolsonaro.

Compartilhar a notícia

Veja também
Projeto de Lei pode acabar com os eventos religiosos em Santana do Paraíso
POLíTICA

Projeto de Lei pode acabar com os eventos religiosos em Santana do Paraíso

Prefeito diz que "É uma verdadeira perseguição religiosa."

Câmara de Belo Horizonte
POLíTICA

Em 1º turno, Câmara de BH aprova proibição do ensino de "linguagem neutra”

Projeto é de autoria do vereador Nikolas Ferreira (PL) e agora segue para as comissões, para análise de emendas

Léo Patrick assume cargo no governo federal com foco no Acordo de Mariana
POLíTICA

Léo Patrick assume cargo no governo federal com foco no Acordo de Mariana

Nomeado Assessor Especial de Gleisi Hoffmann, Léo vai atuar na articulação entre o governo federal e municípios mineiros, com foco no Fundo Rio Doce

Zema lança pré-candidatura e promete enfrentar PT, Brics e supersalários
POLíTICA

Zema lança pré-candidatura e promete enfrentar PT, Brics e supersalários

Governador de Minas Gerais coloca o lulismo entre os três principais inimigos do país e defende saída do Brasil do bloco internacional

para você
Inscrições abertas para a Prova Nacional Docente, o 'Enem dos Professores'
EDUCAçãO

Inscrições abertas para a Prova Nacional Docente, o 'Enem dos Professores'

Avaliação será aplicada em 26 de outubro e é voltada para concluintes de licenciatura e candidatos a concursos da educação básica

Mulher trans acusada de matar companheiro é julgada em Timóteo
POLíCIA

Mulher trans acusada de matar companheiro é julgada em Timóteo

Thyfany de Almeida é acusada de matar Arlindo Cesar da Silva; defesa alega legítima defesa

San Siro
ESPORTES

O mito do "estádio duplo" em Milão: Afinal, é San Siro ou Giuseppe Meazza?

O nome oficial do estádio é, na verdade, Estádio Giuseppe Meazza, mas a alcunha San Siro prevalece por ser o bairro em que está localizado

‘Na Ponta do Lápis’: nova ação do governo quer levar educação financeira às escolas
EDUCAçãO

‘Na Ponta do Lápis’: nova ação do governo quer levar educação financeira às escolas

Iniciativa do Ministério da Educação visa preparar estudantes da rede básica para lidar com finanças, tributos e seguros