Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Timóteo amplia vacinação contra meningite e oferece dose para crianças de 12 meses

Imunizante disponível nas UBS oferece proteção contra quatro tipos da doença; novo esquema segue orientação do Ministério da Saúde

22/07/2025 às 18:09 por Redação Plox

Desde o início deste mês, o município de Timóteo passou a disponibilizar em suas Unidades Básicas de Saúde (UBS) a vacina meningocócica ACWY para crianças de 12 meses. A medida é promovida por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) e integra uma estratégia nacional de ampliação da cobertura vacinal contra a meningite.


A introdução da dose aos 12 meses amplia a proteção dos pequenos contra a meningite, complementando as doses iniciais aplicadas aos 3 e 5 meses. A vacina ACWY protege contra quatro grupos da doença: A, C, W e Y, oferecendo uma defesa mais abrangente do que a vacina meningocócica C, que vinha sendo aplicada anteriormente.


Imagem Foto: Divulgação/PMI


De acordo com o novo esquema orientado pela Nota Técnica Nº 77/2025 do Ministério da Saúde, o imunizante, antes direcionado apenas a adolescentes de 11 a 14 anos, agora passa a ser recomendado também para outras faixas etárias, como forma de ampliar a cobertura e prevenir surtos.


Importante destacar que crianças que já receberam as duas doses iniciais e o reforço da vacina meningocócica C não precisam tomar a ACWY. Já quem não tomou essas doses, em qualquer fase da infância ou adolescência, pode e deve se imunizar com a vacina que protege contra os quatro sorogrupos.


A medida reforça os esforços para conter o avanço da doença. Em 2025, o Brasil já registrou 4.406 casos confirmados de meningite, sendo 1.731 do tipo bacteriana — considerada a mais grave —, 1.584 viral e 1.091 de outras causas ou de origem não identificada.


Além da ACWY, outras vacinas disponíveis no SUS também oferecem proteção contra a meningite, como BCG, Penta e as Pneumocócicas 10, 13 e 23-valente. A vacinação é essencial, já que a meningite pode causar complicações graves, como danos neurológicos, perda auditiva, alterações na visão, convulsões e até a morte.


As meningites bacterianas são mais comuns nas estações frias, como outono e inverno, enquanto as virais costumam se manifestar na primavera e verão. A imunização precoce continua sendo o principal caminho para evitar a doença e suas consequências.


Compartilhar a notícia

para você
GERAL

Piloto perde a vida após avião colidir com torre de transmissão em Goiás

Aeronave agrícola atinge torre enquanto se aproximava para pouso a cerca de seis quilômetros da pista

Inscrições abertas para a Prova Nacional Docente, o 'Enem dos Professores'
EDUCAçãO

Inscrições abertas para a Prova Nacional Docente, o 'Enem dos Professores'

Avaliação será aplicada em 26 de outubro e é voltada para concluintes de licenciatura e candidatos a concursos da educação básica

LAZER

Teatro comunitário no bairro Planalto abre inscrições para nova turma

Projeto amplia atividades e prepara nova produção para 2025

Curso gratuito do Senac capacita guias turísticos em primeiros socorros
LAZER

Curso gratuito do Senac capacita guias turísticos em primeiros socorros

Morte de brasileira durante trilha na Indonésia destaca a importância de formação em primeiros socorros para profissionais do turismo de aventura