Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Como superar os desafios da amamentação; veja no PodPlox

PodPlox é o programa de entrevistas oficial da Plox Brasil, no modelo podcast, transmitido ao vivo e que também pode ser acessado posteriormente por livre demanda

22/08/2023 às 21:36 por Redação Plox

O Brasil vem evoluindo nas taxas de amamentação ao longo das décadas, mas ainda está abaixo do recomendado. A campanha Agosto Dourado foi criada justamente para incentivar apoio ao aleitamento materno. Em 2023 o slogan é “Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham”. E esse é o assunto do PodPlox desta terça-feira (22). O programa recebe a pediatra Iara Gail Lopes e a doula e consultora em amamentação Natália Luiza Pedro. Acompanhe!


 

Incentivo ao aleitamento exclusivo
A prevalência de aleitamento materno exclusivo entre crianças menores de 6 meses no país foi de 45,8%, segundo o Estudo Nacional de Alimentação e Nutrição Infantil (Enani), publicado em 2021. Esse índice representa um avanço relevante em cerca de três décadas. Em 1986, o percentual era de apenas 3%.
Na década de 70, as crianças brasileiras eram amamentadas, em média, por dois meses e meio. Agora, a duração média é de 16 meses, o equivalente a 1 ano e quatro meses de vida. 
A meta estabelecida pela Organização Mundial da Saúde (OMS) é que, até 2025, pelo menos 50% das crianças de até seis meses de vida sejam amamentadas exclusivamente. E a expectativa é que esse índice, até 2030, chegue a 70%.
Agosto dourado

Com o slogan Apoie a amamentação: faça a diferença para mães e pais que trabalham, o Ministério da Saúde (MS) lançou, no dia 31 de julho, a Campanha da Semana Mundial de Aleitamento Materno – SMAM 2023. O apoio dos empregadores é fundamental para que as mães trabalhadoras possam amamentar seus filhos de forma exclusiva até os seis meses, e complementada até os dois anos ou mais, conforme recomendado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e pelo MS.

"O objetivo da SMAM deste ano é informar a sociedade quanto a importância da licença remunerada e apoio no local de trabalho para facilitar a amamentação", conta a coordenadora do Banco do Leite Humano (BLH) do Instituto Nacional de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente Fernandes Figueira (IFF/Fiocruz), Danielle Aparecida da Silva.

O apoio à amamentação no ambiente de trabalho influencia diretamente de forma positiva a saúde e o bem-estar tanto das mães que trabalham quanto dos bebês. "O aleitamento materno é um direito bilateral, da mãe de amamentar seu filho mesmo trabalhando, o que é garantido pelas normas trabalhistas, e do bebê de ser alimentado adequadamente para crescer e se desenvolver em condições saudáveis, conforme previsto pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA)", completa Danielle Aparecida da Silva.

 

Biografia das entrevistadas:

Iara Gail Lopes é médica pela Univaço, pediatra pelo Hospital Márcio Cunha; especialista pela Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP); tem pós-graduação em Infectologia pediátrica pela Ipemed Afya.

Natália Luiza Pedro é doula, educadora perinatal, aromaterapeuta, consultora de amamentação e consultora materna.

Compartilhar a notícia

Veja também
SAúDE

Planos de saúde individuais anteriores a 1999 podem sofrer o reajuste de 6,91% autorizado pela ANS?

Contratos coletivos e anteriores a 1999 ficam fora do limite autorizado pela ANS

dnite.jpg
SAúDE

DNIT realiza atividades relacionadas ao Dia Mundial da Saúde na BR-381

As atividades foram realizadas nos canteiros e nas frentes de obras das construtoras responsáveis pelos lotes 3.1 e 7

SAúDE

Biomédica pernambucana cria chip inovador que detecta 18 tipos de câncer

ConquerX promete diagnóstico precoce e acessível com resultado em 15 minutos, aguardando aprovação de Anvisa e FDA para produção

toxina.jpg
SAúDE

Toxina botulínica pode ser um aliado contra a depressão

Estudos indicam que a toxina botulínica pode atenuar os sintomas da doença

para você
Família Coelho Diniz se torna maior acionista do Grupo Pão de Açúcar
ECONOMIA

Família Coelho Diniz se torna maior acionista do Grupo Pão de Açúcar

A família mineira é responsável pela rede de supermercados Coelho Diniz, fundada em 1992, na cidade de Governador Valadares (MG)

 Homem que matou mulher com marretadas no metrô foi acusado de outros crimes
POLíCIA

Homem que matou mulher com marretadas no metrô foi acusado de outros crimes

Em 2005, ele atacou dois homens na mesma estação e em 1993 matou a noiva

emprego
EMPREGO

Recoloca Rio Doce tem 72 vagas de emprego para os Vales do Aço, Mucuri e Rio Doce

Oportunidades são direcionadas às empresas contratadas que atuam nas ações de reparação e compensação executadas nos municípios

Futebol de bairros
ESPORTES

Clássicos setoriais na primeira rodada do Campeonato de bairros de Timóteo

Encerramento da primeira rodada foi prestigiado pelo Subsecretário Municipal de Cultura, Esporte e Lazer