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Está acontecendo hoje (22), em Coronel Fabriciano, o congresso “Todos os saberes e todos os olhares para a Educação Inclusiva”, promovido pelo Sebrae Minas em parceria com a Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Governança Educacional e Cultura. O evento está sendo realizado no Centro Cultural Usiminas, das 7h30 às 17h, e reúne profissionais da rede municipal de ensino, autoridades e especialistas de destaque nacional.
A iniciativa busca fortalecer o compromisso com uma educação inclusiva, equitativa e transformadora, apresentando metodologias inovadoras e práticas aplicáveis no dia a dia escolar. O encontro acontece em um momento em que cresce a necessidade de adaptar recursos pedagógicos e capacitar profissionais para atender ao aumento de diagnósticos de crianças e adolescentes que demandam acompanhamento diferenciado.
A programação inclui palestras de quatro especialistas. A psicóloga Simone Presotti apresenta reflexões sobre linguagem e inclusão, aliando psicologia e musicoterapia. O professor e médico Luís Vicente Ferreira aborda metodologias ativas baseadas em evidências científicas. A neuropsicopedagoga Daniela Soares compartilha sua experiência com o Método Afetar, que integra ciência e afeto para transformar desafios cognitivos em habilidades. Já o educador físico Fernando Provete traz práticas inovadoras em psicomotricidade e desenvolvimento infantil, com foco em crianças com deficiência.
Segundo Gabriela Deboni, analista do Sebrae Minas, a união de esforços é essencial para avançar na inclusão.
“Promover a inclusão vai além da sala de aula: significa criar oportunidades para que cada criança ou jovem se desenvolva plenamente. O Sebrae acredita que, com diálogo e cooperação, é possível melhorar a qualidade de vida e de aprendizagem de todos os alunos”, afirmou.
De acordo com o secretário de Governança Educacional e Cultura de Coronel Fabriciano, Carlos Alberto Serra Negra, o congresso marca um avanço na política educacional do município.
“A inclusão não é apenas uma demanda, é um direito. Estamos comprometidos em preparar nossos profissionais para lidar com os novos desafios da educação”, destacou.
Dados do IBGE revelam a relevância do tema: o Censo Demográfico de 2022 aponta que 2,4 milhões de pessoas no país têm diagnóstico de Transtorno do Espectro Autista (TEA), sendo mais de 760 mil estudantes matriculados na rede pública. Apesar dos avanços, a permanência escolar desse público ainda enfrenta barreiras significativas.
Com a presença de especialistas e educadores, o congresso busca promover um ambiente de aprendizado e troca de experiências que fortaleça a rede municipal de ensino e contribua para uma sociedade mais justa e inclusiva.
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