Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Grupo hostiliza Lula na chegada a Nova York

Manifestantes brasileiros gritaram ofensas ao presidente e à primeira-dama, enquanto apoiavam Donald Trump

22/09/2025 às 10:28 por Redação Plox

A chegada do presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos Estados Unidos, neste domingo (21), foi marcada por protestos em Nova York. Um grupo de aproximadamente 20 brasileiros se organizou para hostilizá-lo logo após o desembarque.


Imagem Foto: Presidência

Os manifestantes, vestidos com camisetas do Brasil e do ex-presidente Jair Bolsonaro, exibiam bandeiras nacionais e entoavam frases como “Lula Thief” e “Lula ladrão”. Além das ofensas ao presidente, também atacaram verbalmente a primeira-dama, Rosângela da Silva, a Janja, enquanto exaltavam o ex-presidente americano Donald Trump.


A mobilização ocorreu próximo à residência oficial do Brasil na ONU, onde Lula e Janja ficaram hospedados. O chefe da segurança local, um agente americano, determinou que as forças brasileiras e norte-americanas afastassem os manifestantes cerca de 35 metros da entrada, utilizando grades para conter o avanço. A medida foi explicada como necessária para evitar riscos e garantir a segurança do chefe de Estado, já que o trânsito ao redor não havia sido interrompido.


Três apoiadoras de Lula responderam aos gritos, afirmando que o Brasil é um país soberano. Por questões de ordem, foram deslocadas para o lado oposto da calçada.


O avião presidencial havia pousado no Aeroporto Internacional JFK às 17h57 (horário local). A comitiva desta viagem é mais reduzida que a habitual, composta por quatro ministros de Estado. Lula e Janja seguiram direto para a residência do representante permanente do Brasil na ONU, embaixador Sérgio Danese.


Essa é a primeira visita do presidente aos EUA em meio à crise política com o governo de Donald Trump. Até o momento, não há previsão de encontro entre os dois líderes para tratar de divergências políticas e econômicas.


Compartilhar a notícia

Veja também
Michel Temer condena medidas dos EUA e pede reconciliação interna
POLíTICA

Michel Temer condena medidas dos EUA e pede reconciliação interna

Ex-presidente critica tarifaço e suspensão de vistos de ministros do STF, e defende diálogo como saída para crise diplomática

alexandre silveira
POLíTICA

Alexandre Silveira será o relator da PEC da Transição

Intenção é discutir matéria na CCJ do Senado na quarta

POLíTICA

Moraes destaca que redes sociais devem respeitar a lei brasileira: "Aqui não é terra sem lei"

A fala de Moraes ocorreu após o anúncio de mudanças nas políticas de checagem de conteúdos pela empresa Meta, proprietária de aplicativos como Facebook, Instagram e WhatsApp.

Foto: Roque de Sá/Agência Senado
POLíTICA

Governo Lula investirá R$ 456 mil em novos ar-condicionados para Palácio do Planalto

Aquisição visa substituir equipamentos antigos e enfrentar onda de calor nas regiões Sudeste e Centro-Oeste