Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Michelle Bolsonaro ironiza ausência dos EUA em encontro de Lula em Nova Iorque

Evento Democracia Sempre, organizado por Brasil e Espanha, não terá participação do governo Trump, gerando críticas da ex-primeira-dama

22/09/2025 às 10:43 por Redação Plox

A ausência dos Estados Unidos no encontro Democracia Sempre, que será realizado na próxima semana em Nova Iorque, provocou reação irônica da ex-primeira-dama Michelle Bolsonaro. Neste domingo (21), ela usou as redes sociais para comentar em tom de crítica a decisão do governo brasileiro.


Imagem Foto: PL

“Viva la democracia!”, escreveu Michelle em seus stories no Instagram, fazendo alusão à escolha de não incluir o país norte-americano no evento. A reunião, organizada pelo Brasil em parceria com a Espanha, acontecerá em paralelo à Assembleia Geral da ONU e contará com representantes de 30 nações.


No ano passado, os EUA participaram do encontro. Entretanto, segundo informações publicadas pela Folha de S. Paulo, nesta edição o governo brasileiro decidiu convidar apenas países classificados como democráticos. A medida deixou de fora a gestão do presidente Donald Trump, que assumiu novamente a Casa Branca.


O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) já está nos Estados Unidos desde este domingo (21), onde abrirá oficialmente a conferência da ONU na próxima terça-feira (23). A comitiva brasileira foi reduzida, em parte, por causa das restrições de vistos impostas por Washington a autoridades do Brasil.


A exclusão do governo norte-americano reacende as tensões diplomáticas entre os dois países, que vêm se intensificando ao longo dos últimos meses em razão de divergências políticas e estratégicas.


“Viva la democracia!”

, ironizou Michelle Bolsonaro em sua publicação.

Compartilhar a notícia

Veja também
EUA impõem sanções à esposa de Moraes e instituto da família
POLíTICA

EUA impõem sanções à esposa de Moraes e instituto da família

Viviane Barci e o Instituto Lex, ligados ao ministro Alexandre de Moraes, foram alvos da Lei Magnitsky por supostas violações de direitos humanos

STJ autoriza registro civil com gênero neutro
POLíTICA

STJ autoriza registro civil com gênero neutro

Decisão histórica reconhece identidade de pessoa não binária, mesmo sem legislação específica

POLíTICA

Flávio Dino oficializa casamento em São Luís com presença de ministros e líderes políticos

Ministro do STF oficializa união ao lado de Daniela Lima; Lula e Janja estiveram entre as ausências notáveis.

Lula pede menos austeridade e mais ação global contra a fome
POLíTICA

Lula pede menos austeridade e mais ação global contra a fome

Em evento internacional em Roma, presidente brasileiro defende revisão de prioridades econômicas e destaca políticas que tiraram o Brasil do Mapa da Fome