Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Lazer

Primavera destaca árvores tombadas em BH e interior de Minas

Ipês, sapucaias, jequitibás e outras espécies protegidas em BH e cidades do interior ganham atenção especial com a chegada da nova estação

22/09/2025 às 15:52 por Redação Plox

Com a chegada da primavera às 15h19 desta segunda-feira (22), a exuberância da natureza ganha ainda mais destaque, especialmente nas árvores protegidas por lei em Belo Horizonte e no interior de Minas Gerais. A nova estação convida à contemplação e à valorização das espécies tombadas, que compõem o cenário urbano e histórico de diversas cidades mineiras.


Imagem Foto: Pixabay

Em Belo Horizonte, desde 1976, várias árvores são imunes ao corte ou remoção, de acordo com a Prefeitura. Elas foram selecionadas por critérios como beleza, localização e raridade. Exemplares importantes podem ser vistos nas avenidas Barbacena, Bernardo Monteiro, Getúlio Vargas e Afonso Pena, onde ipês e sapucaias se destacam. Também chamam atenção os flamboyants da Praça Boa Viagem e as árvores da Praça da Liberdade, além do Largo das Sapucaias, próximo ao Museu de História Natural da UFMG.


Um levantamento feito entre 1910 e 1914 já indicava a existência de espécies nativas como jaqueiras, copaíbas, jabuticabeiras e outras na antiga Curral del-Rei, antes da construção de BH. Essas árvores foram integradas ao paisagismo da nova capital mineira, incluindo amoreiras, ipês, canelas e jatobás.


Atualmente, o processo de tombamento realizado pela Prefeitura de BH reconhece a importância de diversas espécies na malha urbana, como pau-brasil, paineira, jequitibá, pau-ferro, angico, cássia, esponjinha, pau-rei, copaíba e outras. Essas árvores formam um patrimônio vivo, muitas vezes despercebido no cotidiano da cidade.


No interior de Minas, a preservação de árvores centenárias também é motivo de orgulho. Em Lavras, por exemplo, a tipuana localizada na Praça Doutor Augusto Silva é tombada individualmente, junto ao espaço da praça. Plantada em 1908 por Bernardino Maceira, a árvore se tornou símbolo da cidade. Atualmente, passa por avaliação técnica para garantir sua segurança, com inspeção das raízes, copa e fissuras. Um plano de manejo está em elaboração, prevendo ações de preservação e poda preventiva.


Além de Lavras, municípios como Bom Despacho, Bonfinópolis de Minas, Ipatinga, Lima Duarte, Coronel Xavier Chaves e Divisa Nova também abrigam espécies protegidas. O tombamento dessas árvores não só conserva o meio ambiente, como também preserva a história e a identidade cultural das cidades mineiras.


Compartilhar a notícia

Veja também
Banda Lamparina inicia turnê em Minas com show em Ipatinga
LAZER

Banda Lamparina inicia turnê em Minas com show em Ipatinga

Banda mineira se apresenta no Centro Cultural Usiminas e passa por outras cinco cidades com ingressos populares e incentivo à cultura.

Artista fabricianense estreia espetáculo sobre racismo estrutural nas escolas, em São
Paulo
LAZER

Artista fabricianense estreia espetáculo sobre racismo estrutural nas escolas, em São Paulo

Peça do grupo Negrume Teatro, com dramaturgia de Matí Lima, retrata a infância negra e promove debate sobre racismo estrutural, abandono paterno e práticas antirracistas.

Centro de Memória Usiminas recebe show gratuito de Hyuri Luna
LAZER

Centro de Memória Usiminas recebe show gratuito de Hyuri Luna

Evento gratuito na sexta-feira celebra a cultura sertaneja raiz, com show na viola caipira, acessibilidade em Libras e opções de food trucks em Ipatinga.

Timóteo realiza Festa de Nossa Senhora do Rosário neste final de semana
LAZER

Timóteo realiza Festa de Nossa Senhora do Rosário neste final de semana

Evento chega à 59ª edição reunindo Congado, Guardas de Marujo e nomes inéditos do reinado mineiro, de 17 a 19 de outubro de 2025 na Regional Sul.

para você
Por pesquisar vida de candidatos, empresa é condenada em R$ 100 mil
EMPREGO

Por pesquisar vida de candidatos, empresa é condenada em R$ 100 mil

TST aplica multa por danos morais coletivos após empresa investigar SPC e antecedentes de candidatos sem relação com a vaga

Cemig oferta curso gratuito sobre empreendedorismo sustentável
EDUCAçãO

Cemig oferta curso gratuito sobre empreendedorismo sustentável

Aulas online ensinam como criar negócios com impacto positivo para o meio ambiente e a sociedade

Yhudy reaparece após cirurgia e emociona nas redes
FAMOSOS

Yhudy reaparece após cirurgia e emociona nas redes

Três semanas após retirada de tumor benigno, filho de Wesley Safadão surge sorridente em vídeo publicado por Mileide Mihaile

Deputados querem anular decreto que amplia atuação de Janja no Planalto
POLíTICA

Deputados querem anular decreto que amplia atuação de Janja no Planalto

Oposição se mobiliza para barrar medida que formaliza presença da primeira-dama em estrutura oficial do governo