Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Trump ampliará cancelamento de vistos de autoridades brasileiras

Medida será anunciada durante presença de Lula em Nova York e mira ministros e assessores ligados ao STF

22/09/2025 às 16:11 por Redação Plox

Em um movimento que deve gerar novos atritos diplomáticos, o governo do presidente Donald Trump prepara para esta segunda-feira (22) o anúncio de mais cancelamentos de vistos de autoridades brasileiras. A medida ocorre em resposta à condenação do ex-presidente Jair Bolsonaro no Supremo Tribunal Federal (STF), e deve ser divulgada justamente durante a visita do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Nova York, onde participa da Assembleia Geral da ONU.


Imagem Foto: Presidência

A lista de atingidos inclui nomes importantes do atual governo e da cúpula do Judiciário. Conforme apurado, devem ter seus vistos revogados o ministro da Advocacia-Geral da União, Jorge Messias, o diretor-geral da Polícia Federal, Fabio Schor, e três assessores próximos ao ministro Alexandre de Moraes, do STF.


A revogação do visto de Messias foi confirmada à agência Reuters por um alto integrante do governo americano. A intenção do governo Trump é pressionar o governo brasileiro e impor um constrangimento à comitiva de Lula em solo norte-americano.


Não é a primeira vez que os EUA tomam esse tipo de decisão. Em julho, Alexandre de Moraes e aliados da Suprema Corte já haviam sido barrados de entrar no país. No mês seguinte, em agosto, foi a vez do ministro da Saúde, Alexandre Padilha, ter o visto revogado, junto com os de sua esposa e filha. A justificativa americana foi sua ligação com a criação do programa Mais Médicos, ainda no governo Dilma Rousseff.


Padilha não foi afetado de imediato porque seu visto já havia vencido em 2024, mas ficou impedido de renovar a permissão. Mesmo após conseguir um visto restrito para comparecer à reunião da ONU, com limitação de circulação a cinco quarteirões em Nova York, o ministro desistiu da viagem, alegando desrespeito ao Brasil e aos tratados internacionais que regulam a presença de líderes estrangeiros na sede da ONU.


No escopo das sanções, o Departamento de Estado americano também revogou vistos de ex-funcionários ligados à Organização Pan-Americana de Saúde (Opas), como Mozart Júlio Tabosa Sales e Alberto Kleiman. Segundo a justificativa oficial, os dois atuaram diretamente na implementação do Mais Médicos e teriam contribuído para o que o governo americano classificou como um “esquema coercitivo de exportação de mão de obra” do regime cubano.


"Esses funcionários foram responsáveis pela cumplicidade com o esquema coercitivo de exportação de mão de obra do regime cubano ou se envolveram nisso, o que explora profissionais médicos cubanos por meio de trabalho forçado. Esse esquema enriquece o corrupto regime cubano e priva o povo cubano de cuidados médicos essenciais", acusou o Departamento de Estado dos EUA.

A expectativa é que Lula, o primeiro a discursar na Assembleia Geral da ONU nesta terça-feira (23), responda indiretamente a Trump em sua fala, uma vez que os Estados Unidos também discursam logo em seguida. Será a primeira vez que Lula e Trump estarão presentes no mesmo evento oficial desde que o republicano reassumiu a presidência americana.


O clima entre os dois governos, que já era tenso, tende a se agravar com o novo pacote de sanções, em meio a um cenário internacional cada vez mais polarizado e sensível a disputas ideológicas.


Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: Reprodução / Redes Sociais - @loren.schauers
GERAL

Loren Schauers: A luta de um jovem para se recuperar após ser cortado ao meio em um acidente.

Ele informou seus seguidores sobre sua reinternação devido a uma infecção, aconselhando-os a "Bebam água como nunca antes

capitao
GERAL

Ator que interpretava o Capitão Kirk vai pela primeira vez ao espaço

William Shatner, de 90 anos, será a pessoa mais velha a fazer a viagem

Microchipagem gratuita de pets começa em Praia Grande com trailer itinerante
GERAL

Microchipagem gratuita de pets começa em Praia Grande com trailer itinerante

Projeto Pet PG Chip leva serviço de identificação, cadastro nacional e orientações de saúde animal a diferentes bairros da cidade

piedade-caratinga.jpg
GERAL

Homem é socorrido após casa ser atingida por incêndio no Leste de MG

Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem foi encaminhado ao hospital por ter inalado fumaça

para você
motel com as patroas
FAMOSOS

Marília Mendonça e Maiara e Maraísa são flagradas entrando em motel

O fato aconteceu horas antes do lançamento da música gravada pelas patroas

EDUCAçãO

Inscrições para bolsas de estudo do Unileste terminam nesta quarta-feira (19)

90 bolsas integrais serão oferecidas para o segundo semestre de 2024

STF autoriza prisão domiciliar para Fernando Collor
POLíTICA

STF autoriza prisão domiciliar para Fernando Collor

Ex-presidente, condenado por corrupção e lavagem de dinheiro, usará tornozeleira eletrônica por motivos de saúde

ECONOMIA

Governo pode arrecadar R$ 44,8 bilhões ao ano com taxação de milionários

Imposto mínimo de 12% para super-ricos visa compensar isenção do IR para salários até R$ 5 mil