Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Economia

STF revoga imposto de 25% sobre aposentadorias no exterior

Decisão abrange todos os casos semelhantes e pode causar perda de arrecadação de R$ 6 bilhões

22/10/2024 às 12:45 por Redação Plox

O Supremo Tribunal Federal (STF) aprovou a revogação da alíquota de 25% do Imposto de Renda (IR) retido na fonte sobre aposentadorias e pensões recebidas por brasileiros que moram fora do país. A decisão terá repercussão geral, afetando todas as ações semelhantes em trâmite no Brasil.

EBC

A Receita Federal, na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2024, calculou um impacto de R$ 6 bilhões na arrecadação com a possível anulação do imposto.

O ministro Dias Toffoli, relator do caso, afirmou que a aplicação de uma alíquota única de 25%, sem considerar as faixas de renda, infringe o princípio constitucional da progressividade e configura uma cobrança abusiva. "A realidade mostra uma carga tributária excessiva e sem justificativa para residentes no exterior, em comparação com os que residem no Brasil e recebem rendimentos de aposentadoria ou pensão de fontes nacionais", declarou Toffoli.

Os ministros Alexandre de Moraes, Cármen Lúcia, Cristiano Zanin, Edson Fachin e Luiz Fux apoiaram o voto do relator. Flávio Dino também votou a favor, mas com ressalvas.

O julgamento ocorre no plenário virtual do STF e está previsto para ser concluído até as 23h59 desta sexta-feira (18).

O caso específico trata de um recurso da União contra uma decisão do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), que havia declarado inconstitucional a alíquota de 25% sobre a aposentadoria de um residente no exterior, determinando a aplicação das alíquotas progressivas estabelecidas pela Lei 11.482/2007. A União argumentou que a diferenciação é válida, uma vez que os residentes no exterior não são obrigados a apresentar a declaração de Imposto de Renda no Brasil.

Compartilhar a notícia

Veja também
Pixabay
ECONOMIA

Transparência nos juros de empréstimos concedidos a beneficiários do INSS

Dataprev começa a validar taxas de juros de consignado; informações estarão disponíveis no Meu INSS a partir de outubro.

ECONOMIA

10 milhões de brasileiros trabalham, recebem Bolsa Família e continuam na pobreza

Mesmo com empregos formais, muitos não conseguem deixar a situação de vulnerabilidade e dependem do benefício para sobreviver.

Setor agro da Argentina conquista corte de impostos sobre exportação
ECONOMIA

Setor agro da Argentina conquista corte de impostos sobre exportação

Presidente Javier Milei anuncia redução de tributos sobre carne, soja, milho, girassol, sorgo e aves, atendendo pedidos do campo

Foto: Matheus Valadares/Plox
ECONOMIA

Postos de combustíveis em Ipatinga ainda praticam preço de antes da nova redução da Petrobrás

Nossa equipe foi em cinco postos de combustível, quatro em Ipatinga e um em Timóteo, e em apenas dois deles, encontrou o valor mais barato que antes do anúncio da queda no preço

para você