Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Presidente da OAB-DF diz que Alexandre de Moraes se excedeu em questões relacionadas a 8 de janeiro

O presidente da OAB-DF, Délio Lins e Silva Júnior, expressou preocupações quanto à condução dos processos relacionados aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que a corte "virou uma vara criminal"

22/12/2023 às 22:08 por Redação Plox

O presidente da Ordem dos Advogados do Brasil Seccional do Distrito Federal (OAB-DF), Délio Lins e Silva Júnior, expressou preocupações quanto à condução dos processos relacionados aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro pelo Supremo Tribunal Federal (STF), afirmando que a corte "virou uma vara criminal". Em entrevista ao Metrópoles nesta quinta-feira (21/12), Délio destacou as dificuldades enfrentadas para ter acesso aos autos, especialmente nos primeiros dias e meses.


 

"Foi uma dificuldade imensa para ter acesso, principalmente nos primeiros dias, nos primeiros meses, até aos autos. O Supremo virou uma vara criminal, essa que é a verdade. O gabinete do ministro Alexandre de Moraes virou uma vara criminal e eu acho que esse não é o papel do Supremo Tribunal Federal", afirmou Délio.

O presidente da OAB-DF ressaltou a importância de garantir que mesmo em casos graves, como os atos de 8/1, todos devem ser punidos nos limites da lei e no devido processo legal, com a ampla defesa, conforme previsto no artigo 5º da Constituição Federal. Ele argumentou que, em alguns pontos, o ministro Alexandre de Moraes e o STF se excederam em relação a algumas questões.

“Eu acho que, por mais graves que tenham sido os atos do dia 8/1, por mais grave que seja qualquer crime, tudo deve ser punido nos limites da lei, no devido processo legal, com a ampla defesa. Tudo isso existe lá no artigo 5º da nossa Constituição Federal e tem que se atentar para isso”, completou.

Segundo Délio, “em alguns pontos, nós entendemos que o ministro Alexandre de Moraes, o Supremo Tribunal Federal, de forma geral, se excedeu em relação a algumas questões”. “Em relação a todas elas nós temos lutado muito”, pontuou.

"Em relação a todas elas nós temos lutado muito", afirmou Délio, mencionando o caso da conselheira da OAB-DF, Margarida Marinalva de Jesus Brito, presa pela PF por recolher celulares de pessoas detidas no acampamento em frente ao Quartel-General de Brasília. A conselheira foi posteriormente libertada após a atuação da OAB-DF e do Conselho Federal da OAB.

Ao fazer um balanço da gestão em 2023, Délio destacou que a OAB-DF atuou desde o primeiro dia em defesa das prerrogativas dos advogados após a invasão e depredação da sede dos Três Poderes. Ele enfatizou a montagem de diversas forças dentro da OAB para proporcionar a devida atenção, especialmente para a advocacia que, nos primeiros dias, enfrentava dificuldades no acesso aos autos e aos clientes.

No âmbito da atuação da Ordem, Délio mencionou que a OAB pediu o desmembramento do processo em relação à maioria das pessoas investigadas, argumentando que o Supremo não seria o local apropriado para julgar esses casos.

Compartilhar a notícia

Veja também
1339533.jpg
POLíTICA

Indicados líderes de todos os blocos parlamentares da Assembleia Legislativa mineira

Plenário recebe também indicações de novos vice-líderes de Governo e pedidos de desarquivamento de proposições

POLíTICA

Flávio Dino oficializa casamento em São Luís com presença de ministros e líderes políticos

Ministro do STF oficializa união ao lado de Daniela Lima; Lula e Janja estiveram entre as ausências notáveis.

randolfe
POLíTICA

Mudança no cenário político: Randolfe Rodrigues deixa a Rede Sustentabilidade

Senador expressa descontentamento e busca novo rumo na política

Nikolas Ferreira
POLíTICA

STF multa Telegram por não bloquear canal do deputado Nikolas Ferreira

Segundo o Telegram, a decisão era uma “censura” e, por isso, a plataforma teria decidido cumprir a decisão parcialmente

para você
ECONOMIA

Mega-Sena sorteia nesta quinta-feira prêmio acumulado em R$ 7 milhões

Apostas podem ser feitas até as 19h; sorteio será transmitido ao vivo pela internet

Professores da UEMG fazem paralisação por melhores condições e salários
EDUCAçãO

Professores da UEMG fazem paralisação por melhores condições e salários

Docentes protestam contra defasagem salarial, falta de infraestrutura e cortes previstos com Regime de Recuperação Fiscal em Minas

superquixote.jpg
LAZER

Confira as atrações da Fundação Aperam Acesita nesta semana

Exposição, teatro adulto e infantil preenchem a programação

AGÊNCIA BRASIL
ECONOMIA

Débito automático no Pix promete agitar competição entre bancos

Nova funcionalidade estará disponível no segundo trimestre de 2024, trazendo benefícios para consumidores e empresas