Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Economia
Ipanema ganha 383 mil seguidores após polêmica com campanha da Havaianas
Perfil da marca de sandálias no Instagram salta de 510 mil para 893 mil seguidores em três dias, em meio a críticas à peça estrelada por Fernanda Torres e reações de políticos e influenciadores
22/12/2025 às 10:26por Redação Plox
22/12/2025 às 10:26
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
Em meio à polêmica com uma campanha da Havaianas, o perfil no Instagram da Ipanema, uma de suas principais concorrentes, registrou uma disparada na base de seguidores entre o último sábado (20) e o início desta segunda-feira (22). Segundo o site InsTrack, que monitora estatísticas de páginas na plataforma, o @sandaliasipanema passou de 510 mil seguidores para 893 mil no período, uma alta de 74,9%.
Propaganda da Ipanema
Foto: Reprodução/YouTube Sandalias Ipanema
Crescimento impulsionado por reação à campanha da Havaianas
O salto no número de seguidores da Ipanema ocorre após a repercussão negativa de uma peça publicitária da Havaianas. Na campanha, a atriz Fernanda Torres afirma que não quer que o público comece o ano com o pé direito, em uma referência que muitos usuários entenderam como um posicionamento político da marca, o que levou ao bloqueio dos comentários no Instagram da empresa.
Ao longo da propaganda, Fernanda Torres reforça a ideia de que o desejo é que o ano novo seja iniciado com “os dois pés”, e não apenas com o direito, relacionando a mensagem à noção de sorte e à forma como as pessoas encaram o início de ciclo.
Críticas de políticos e reação nas redes sociais
Nos comentários sobre a campanha, diversos internautas criticaram a mensagem considerada uma “indireta”. Entre eles, o vereador Gilson Machado Filho (PL) declarou que começaria 2026 “com o pé direito em outra marca”, enquanto o deputado federal Luiz Lima ressaltou que publicidade é escolha e que consumo também o é.
O especialista em marketing Marcelo Rennó também fez críticas, destacando que 2026 é ano eleitoral e defendendo que campanhas publicitárias sejam pensadas para atingir todo o público, e não apenas um lado. Em resposta à propaganda, usuários e personalidades alinhadas à direita passaram a publicar vídeos e fotos nas redes sociais jogando sandálias da Havaianas no lixo, como forma de protesto.