Após 19 dias internado, Benedito Ruy Barbosa recebe alta em São Paulo

Autor de novelas como Pantanal e O Rei do Gado deixa o HCor após tratar infecção urinária associada a insuficiência renal crônica; família desmente participação em votação sobre impeachment no São Paulo FC

23/01/2026 às 07:42 por Redação Plox

O dramaturgo e escritor Benedito Ruy Barbosa, conhecido por novelas como Pantanal e Terra Nostra, recebeu alta hospitalar nesta quinta-feira (22) após 19 dias internado no Hospital do Coração (HCor), em São Paulo. Ele foi tratado de uma infecção urinária, de acordo com boletim médico.


O autor Benedito Ruy Barbosa

O autor Benedito Ruy Barbosa

Foto: Reprodução/Globo

Segundo o HCor, a liberação ocorreu após a conclusão do tratamento com antibióticos e diante da boa evolução clínica do paciente.

O filho do novelista havia informado sobre a internação no domingo (18), em publicação no X, depois que o nome de Benedito apareceu em uma suposta lista de conselheiros que teriam votado contra o impeachment do presidente do São Paulo Futebol Clube, Julio Casares. Benedito Ruy Barbosa é um dos conselheiros do clube.

Meu pai, Benedito Ruy Barbosa, está internado no Hcor, tratando uma infecção urinária, não participou da reunião e também não votou. Infelizmente o nome dele está aparecendo em uma lista fake dos 45 votos contra o impeachment. LamentávelRuy Mauricio Barbosa, em publicação no X

Quadro de saúde e internação

Benedito foi internado em 3 de janeiro por causa de uma infecção urinária associada a um quadro de insuficiência renal crônica. De acordo com informações médicas, ele apresentou boa evolução clínica durante a permanência no hospital, com previsão de alta ao fim da terapia com antibióticos, o que se confirmou nesta quinta-feira.

O autor Benedito Ruy Barbosa

O autor Benedito Ruy Barbosa

Foto: Reprodução/Globo

Autor que levou o campo para o centro da teledramaturgia

Reconhecido como o autor que mais retratou o mundo rural nas novelas, Benedito Ruy Barbosa tem um extenso portfólio de sucessos na televisão brasileira.

Ele estreou na Globo em 1976 e assinou clássicos da teledramaturgia, como as versões originais de “Cabocla” (1979), “Sinhá Moça” (1986), “Renascer” (1993) e o grande sucesso “Pantanal” (1990), exibido originalmente na TV Manchete.

Entre outros trabalhos de destaque, escreveu “O Rei do Gado” (1996) e “Terra Nostra” (1999). Em 2006, assinou o remake de “Sinhá Moça” e, em 2016, a Globo exibiu “Velho Chico”, também de sua autoria.


O autor Benedito Ruy Barbosa

O autor Benedito Ruy Barbosa

Foto: Reprodução/Globo

Origem e trajetória pessoal

O mais velho entre cinco irmãos, Benedito Ruy Barbosa nasceu em 17 de abril de 1931, no município de Gália, no interior de São Paulo. Passou a infância na cidade vizinha de Vera Cruz, uma região de cafezais com forte presença de imigrantes italianos, cenário que mais tarde influenciaria sua obra e sua forma de retratar o Brasil rural.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a