Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Peixe consumido no Brasil carrega mais de 70 parasitas e preocupa especialistas

Salmão norueguês, presente na mesa de muitos brasileiros, é apontado como o peixe mais venenoso do mundo e pode conter dezenas de parasitas

23/03/2025 às 14:36 por Redação Plox

Ele é misterioso, perigoso e amplamente consumido no Brasil. O salmão norueguês, considerado por especialistas como o peixe mais venenoso do mundo, carrega mais de 70 tipos de parasitas em seu organismo, conforme apontam pesquisadores.


Imagem Foto: Pixabay

O alerta sobre esse peixe vem crescendo nos últimos anos, principalmente devido ao modo como ele é criado na aquicultura intensiva da Noruega. Para evitar doenças em ambientes confinados, os produtores utilizam quantidades elevadas de pesticidas e antibióticos. Esses resíduos se acumulam na gordura do salmão e, com o consumo frequente, podem representar sérios riscos à saúde humana.


Outro ponto preocupante é a alimentação fornecida ao salmão de cativeiro. Ao contrário da versão selvagem, que se alimenta de maneira natural no oceano, o salmão criado em fazendas recebe uma dieta à base de farinha de peixe, óleos vegetais e corantes sintéticos como a astaxantina artificial — substância responsável por dar a coloração rosada ao peixe.


Essa alimentação artificial interfere no perfil nutricional do salmão, resultando em proporções menos saudáveis de gordura, com níveis mais altos de gordura saturada e diferentes quantidades de ômega-3. Além disso, foram detectadas substâncias tóxicas associadas a distúrbios hormonais, imunológicos e até ao desenvolvimento de câncer.


Nem todo salmão norueguês apresenta os mesmos níveis de contaminação, mas a recomendação de especialistas é clara: o consumo deve ser moderado, com preferência ao salmão selvagem, cuja criação em ambiente natural apresenta menos riscos e melhor perfil nutricional.


Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: arquivo Unit
SAúDE

Justiça estabelece novas normas para anestesia em odontologia

Decisão recente determina que dentistas devem seguir regras do CFM para sedação com remédios controlados, visando maior segurança para os pacientes.

Monstro-de-gila: lagarto venenoso foi essencial para criação do Ozempic
SAúDE

Monstro-de-gila: lagarto venenoso foi essencial para criação do Ozempic

Hormônio presente no veneno do réptil inspirou o desenvolvimento da semaglutida, usada no tratamento do diabetes e obesidade

ipatinga
SAúDE

Prefeitura de Ipatinga afirma que vai reformar 18 UBS’s e construir três novas Unidades

Obras começam na próxima semana e devem ser concluídas até o final de 2023

vhlvl.jpg
SAúDE

Brasil capacita profissionais para diagnosticar novo coronavírus

Durante dois dias, os profissionais de nove países da América Latina compartilharam experiências e fortaleceram a capacidade de realizar diagnósticos nacionais e regionais.