Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Saúde

Hospital de Minas Gerais suspende internações por falta de medicamentos

Segundo a instituição, a suspensão foi necessária devido por risco de “total desabastecimento de insumos para sedação, analgesia e bloqueio neuromuscular”

23/04/2021 às 10:28 por Redação Plox

Nessa quinta-feira (22), o Hospital Ibiapaba/Cebams, localizado em Barbacena, cidade de Minas Gerais, divulgou uma nota informando que estão suspensas novas internações e cirurgias, devido a possibilidade de “total desabastecimento de insumos para sedação, analgesia e bloqueio neuromuscular”.

Segundo o hospital, está sendo feito o monitoramento diário desta situação e, identificada qualquer mudança no cenário, que possibilite a viabilização e acesso a estes insumos, o protocolo de suspensão será flexibilizado.

Foto: reprodução/ Google Street View

 

Conforme divulgado pela instituição, foi necessária a suspensão de novas internações para garantia da manutenção do atendimento dos pacientes que já estão internados no hospital. Até o momento, não existe qualquer previsão para chegada destes medicamentos, em decorrência do desabastecimento no mercado nacional.

De acordo com a instituição, “os procedimentos clínicos em Cardiologia e Oncologia estão mantidos, exceto cirurgias destas áreas, salvo as classificadas como urgência/emergência que impliquem em risco de vida, por critério médico”.

Ainda segundo o hospital, caso haja necessidade do uso dos medicamentos já mencionados, os pacientes deverão ser referenciados a outras instituições que atendam as demandas.


Veja a nota completa

CEBAMS, 22/04/2021
O Hospital Ibiapaba/Cebams esclarece à população e a todos os interessados que em decorrência do risco de total desabastecimento de insumos para sedação, analgesia e bloqueio neuromuscular, conforme já exposto à imprensa em outras oportunidades, foi impelido a suspender as novas internações para garantia da manutenção do atendimento dos pacientes que já estão internados no hospital.

Comunica que realiza monitoramento diário desta situação e, identificada qualquer mudança no cenário que viabilize o acesso a estes insumos, este protocolo será flexibilizado e comunicado às autoridades competentes não havendo, até o momento, qualquer previsão para chegada destes medicamentos, em decorrência do desabastecimento no mercado nacional.

Em resposta à solicitação do G1 Zona da Mata, informamos que não houve o repasse dos insumos pelo Poder Público, até a presente data.

Para melhor entendimento, esclarecemos que estão suspensas novas internações que necessitem dos insumos já mencionados, a saber: sedativos, medicamentos para analgesia e bloqueadores neuromusculares que fazem parte dos tratamentos cirúrgicos e de terapia intensiva (COVID-19 e Não COVID-19).

Os procedimentos clínicos em Cardiologia e Oncologia estão MANTIDOS, exceto CIRURGIAS destas áreas, salvo as classificadas como urgência/emergência que impliquem em risco de vida, por critério médico. Está também garantido o primeiro atendimento em Urgência e Emergência. Caso haja necessidade do uso de medicamentos já mencionados, os pacientes deverão ser referenciados a outras instituições que atendam as demandas.

Esta medida restritiva se aplica aos atendimentos no Sistema Único de Saúde (SUS), convênios de Saúde Suplementar credenciados ao hospital e particulares.

É importante salientar que todos os leitos contratados de CTI pelo SUS para atendimento a pacientes com COVID-19 estão ocupados e que a ocupação de leitos clínicos, até o momento, gira em 60%.

Contamos com a comunidade para reduzir a taxa de infecção e vencermos o Coronavírus!
 

Compartilhar a notícia

Veja também
Zé Vaqueiro
SAúDE

Saiba o que é Síndrome de Patau, doença genética que acomete o filho recém-nascido de Zé Vaqueiro

A doença é genética e rara. Ocorre em 1 em cada 5.000 recém-nascidos. É uma condição muito grave, que leva a diversas complicações

Fundação São Francisco Xavier desiste de construir hospital em BH
SAúDE

Fundação São Francisco Xavier desiste de construir hospital em BH

Decisão reflete nova estratégia de sustentabilidade e otimização de recursos da entidade

SAúDE

Minas será o primeiro estado a contemplar 60 doenças no teste do pezinho

Estado investirá mais de R$ 64 milhões anuais para ampliar a triagem neonatal, que passará a detectar 60 doenças até o primeiro semestre de 2025.

Hospital Márcio Cunha convoca doadores para evitar crise no banco de sangue
SAúDE

Hospital Márcio Cunha convoca doadores para evitar crise no banco de sangue

Unidade enfrenta baixa de doadores durante inverno e férias escolares e convoca população para ajudar

para você
ss
LAZER

Pimenta, o refúgio natural em Minas Gerais: entre serras e rios

Conhecido como "mar de Minas", o lago de Furnas atrai turistas de vários locais do Brasil e do mundo, e a cidade de Pimenta se destaca por atrações alternativas

funk
POLíTICA

Comissão da Câmara aprova criação do "Dia Nacional do Funk"

O projeto de lei, apresentado ainda em 2021, quando Padilha era deputado federal, destaca que o movimento funk conta com aproximadamente 20 milhões de adeptos em todo o país

Foto: PCMG / Divulgação
POLíCIA

Ação policial em Santa Luzia leva à prisão de suspeito por roubo, desmascarado pela mãe

Mãe contraria versão do filho e colabora com a Polícia Civil e Militar na captura do homem envolvido em roubo de celular

ivy-2.jpeg
FAMOSOS

Ivy Moraes, ex-moradora de Ipatinga, reata casamento após ser eliminada do BBB 20