Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Diplomas brasileiros passam a ser reconhecidos em Portugal e vice-versa

A validação dos diplomas dependerá do número de anos de escolaridade concluídos e da natureza da formação.

23/04/2023 às 12:12 por Redação Plox

O presidente do Brasil, Luiz Inácio Lula da Silva, e o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, assinaram um acordo histórico que promove a equivalência de diplomas entre os dois países. O pacto beneficiará brasileiros que se mudarem para Portugal e portugueses que se mudarem para o Brasil, facilitando o reconhecimento de graus escolares obtidos em ambos os países.

Equivalência de estudos para ensino básico e secundário

A medida abrange o ensino fundamental e médio no Brasil, e o ensino básico e secundário em Portugal. Com o acordo, estudantes que se mudarem entre os dois países poderão continuar seus estudos com base nos certificados e diplomas obtidos no país de origem. A validação dos diplomas dependerá do número de anos de escolaridade concluídos e da natureza da formação.

Implementação do acordo

Ainda não há prazo para que a medida entre em vigor. Uma Comissão Técnica Bilateral, composta por especialistas em educação brasileiros e portugueses, será criada para discutir as regras e procedimentos para a validação dos diplomas. O acordo complementa o Tratado de Amizade assinado em 2020, que já previa a concessão de equivalência, mas agora busca aperfeiçoar o instrumento devido à crescente demanda por consultas sobre o assunto entre os dois países.

Reconhecimento mútuo de carteiras de habilitação

Outro avanço nas relações entre Brasil e Portugal é o reconhecimento mútuo das carteiras de habilitação. O Decreto 46/2022 do governo português permite que os portadores de carteiras de motorista emitidas no Brasil, assim como em outros países da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), possam conduzir veículos em Portugal sem a necessidade de trocar o documento, desde que esteja dentro do prazo de validade.

Com essas mudanças, o acordo entre Brasil e Portugal facilita a integração educacional e a mobilidade de cidadãos dos dois países, fortalecendo ainda mais os laços entre as nações.

 

O ministro da Educação, Camilo Santana, o primeiro-ministro de Portugal, António Costa, o presidente Lula e o secretário geral da Presidência, Márcio Macêdo - Foto: Ricardo Stuckert / PR
Foto: Divulgação.

Compartilhar a notícia

Veja também
 Foto: Reprodução
EDUCAçãO

Universidade do Pará suspende alunos de medicina por suspeita de fraude no Enem

Investigação aponta que um dos estudantes realizou o exame em nome dos outros, com cobrança de R$ 150 mil pela fraude

Timóteo recebe 3ª edição da Feira Empreendedores do Futuro neste sábado
EDUCAçãO

Timóteo recebe 3ª edição da Feira Empreendedores do Futuro neste sábado

Evento gratuito na Praça 1º de Maio destaca iniciativas de educação empreendedora com foco em sustentabilidade, inclusão e tecnologia

EDUCAçãO

CEFET abre inscrições para 120 vagas de graduação em Timóteo

Inscrições serão realizadas pelo SISU entre 17 e 21 de janeiro; cursos incluem Arquitetura, Engenharia de Computação e Engenharia Metalúrgica.

Unileste realiza Encontrão Pré-Universitário com oficinas, testes e empresas parceiras
EDUCAçãO

Unileste realiza Encontrão Pré-Universitário com oficinas, testes e empresas parceiras

Evento gratuito acontece neste sábado nos campi de Fabriciano e Ipatinga, com mostras de cursos, bolsas e oportunidades de carreira