Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Testemunha afirma que Braga Netto estava em Copacabana durante ataques em Brasília

Coronel do Exército relatou ao STF que encontrou general na praia para jogar vôlei no dia 8 de janeiro de 2023, e que ele se surpreendeu com os atos de violência

23/05/2025 às 13:37 por Redação Plox

Durante audiência no Supremo Tribunal Federal, nesta sexta-feira (23), o coronel Waldo Manuel de Oliveira Aires, testemunha de defesa do general Walter Braga Netto, relatou que esteve com o ex-ministro no dia 8 de janeiro de 2023, na praia de Copacabana, no Rio de Janeiro. Segundo ele, os dois estavam jogando vôlei no Posto 6 quando souberam dos ataques violentos e das invasões aos prédios públicos em Brasília.


*


Conforme o depoimento, ocorrido em sessão comandada pelo ministro Alexandre de Moraes, relator da ação sobre tentativa de golpe de Estado, Braga Netto demonstrou surpresa ao tomar conhecimento da situação. $&&$ "Acredito que para todo mundo foi uma surpresa. Ninguém esperava. A manifestação, até que esperávamos, mas aqueles atos de depredação ninguém esperava. Causou uma certa surpresa em todo mundo" $, relatou Aires, destacando o histórico pacífico das manifestações conservadoras.

*


Apesar do depoimento, Moraes rejeitou um pedido da defesa do general na véspera, mantendo sua prisão preventiva. O ministro entendeu que ainda há risco de interferência na instrução do processo, que está em fase inicial. A Procuradoria-Geral da República também defendeu a continuidade da prisão, argumentando que a denúncia apresentada não elimina o perigo de obstrução.


A decisão foi respaldada ainda por depoimento do brigadeiro Baptista Júnior, que afirmou ter sido pressionado por militares sob orientação de Braga Netto por se posicionar contra o suposto plano golpista.


*


Braga Netto está detido desde 14 de dezembro de 2024, por determinação do STF com base em investigações da Polícia Federal. Ele é apontado como integrante do núcleo central de uma organização criminosa que teria atuado para impedir a posse de Luiz Inácio Lula da Silva após a derrota de Jair Bolsonaro nas eleições presidenciais.


A denúncia contra Braga Netto e outros sete acusados, incluindo o próprio ex-presidente, foi acolhida em março deste ano. Desde segunda-feira (19), a Corte ouve testemunhas na ação sobre a tentativa de golpe, iniciando pelos depoentes de acusação.


Entre os já ouvidos estão o ex-comandante da Aeronáutica, brigadeiro Baptista Júnior, e o ex-comandante do Exército, general Freire Gomes, que confirmaram a existência de um plano golpista liderado por Bolsonaro.


*


Nesta sexta-feira, estão previstas as oitivas de testemunhas de defesa do general Augusto Heleno e do almirante Almir Garnier Santos. O senador e ex-vice-presidente Hamilton Mourão será uma das testemunhas, podendo responder também a questionamentos feitos por advogados de Paulo Sérgio Nogueira e Braga Netto.


No mesmo processo, o comandante da Marinha, almirante Marcos Sampaio Olsen, teve negado um pedido para não depor. Ele alegou não ter informações relevantes, mas a defesa de Garnier argumentou que sua fala é essencial, especialmente para esclarecer o contexto de uma nota emitida pela Marinha em novembro de 2024.


Garnier, também réu na ação, é acusado de apoiar a tentativa de impedir a posse de Lula. Segundo Baptista Júnior, ele não demonstrou oposição ao plano golpista, ao contrário de Freire Gomes, que teria sido a única voz contrária entre os comandantes militares.


*


As audiências seguem no STF com a expectativa de novos desdobramentos sobre a trama que buscou reverter o resultado das eleições de 2022.


Compartilhar a notícia

Veja também
comercio de coronel fabriciano
POLíTICA

Juiz determina o fechamento do comércio não essencial em Fabriciano

De acordo a decisão do juiz, a suspensão do decreto municipal 7.510/20021 deverá ocorrer de forma imediata

POLíTICA

Governo brasileiro responde a crítica dos EUA sobre decisão de Moraes envolvendo a Rumble

Itamaraty rejeita manifestação americana e defende autonomia do STF

Anielle Franco é indicada para conselho da Alelo com remuneração adicional
POLíTICA

Anielle Franco é indicada para conselho da Alelo com remuneração adicional

Ministra da Igualdade Racial atuará no Conselho de Administração da empresa ligada ao Bradesco por indicação do Banco do Brasil

Câmara derruba MP do IOF e impõe derrota ao governo Lula
POLíTICA

Câmara derruba MP do IOF e impõe derrota ao governo Lula

Manobra da oposição retira proposta da pauta e impede arrecadação bilionária prevista pelo Palácio do Planalto

para você
Superprodução reconta uma das mais famosas histórias da antiguidade
LAZER

Novela Os Dez Mandamentos impulsiona horário nobre na TV Brasil

Superprodução reconta uma das mais famosas histórias da antiguidade

Davó
ESPORTES

Negociação com Matheus Davó esfria e jogador fica mais longe do Cruzeiro

O atleta chegou ao Timão em janeiro de 2020 e tem contrato até o fim de 2023

Golpe em hotel turístico de Minas Gerais: homem tenta usar cartão de terceiro e é preso
LAZER

Golpe em hotel turístico de Minas Gerais: homem tenta usar cartão de terceiro e é preso

Suspeito tentou se hospedar utilizando dados de outra pessoa, mas foi descoberto e detido

 Reprodução/Instagram
FAMOSOS

Nunca mais namorou após separação de Marília Gabriela: confessa Reynaldo Gianecchini

“Nossa parceria é pra vida e de alma. Sempre fui de me relacionar muito, mas depois da Marília foi difícil"