Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Zema anuncia viagem a El Salvador para conhecer modelo de segurança

Governador mineiro elogia ações de Nayib Bukele e quer observar de perto políticas que reduziram violência no país centro-americano

23/05/2025 às 19:04 por Redação Plox

O governador de Minas Gerais e pré-candidato à presidência da República em 2026, Romeu Zema (Novo), revelou que está organizando uma viagem a El Salvador com o objetivo de conhecer de perto as medidas de segurança pública implementadas pelo presidente Nayib Bukele.


Imagem Foto: Agência Minas

Zema fez o anúncio durante uma entrevista ao programa Arena Oeste, realizada na quinta-feira (22). Sem especificar uma data para a visita, o governador declarou que deseja compreender o funcionamento do programa que, segundo ele, é 'talvez o mais bem-sucedido da história da humanidade' no combate ao crime organizado. Ele ainda mencionou que será acompanhado pelo secretário de Justiça e Segurança Pública de Minas, Rogério Greco.


Durante a entrevista, Zema destacou que a criminalidade em El Salvador teria diminuído 98% em um período de quatro anos, graças à estratégia de prender os criminosos de forma rigorosa. Para ele, o sucesso está justamente na presença firme do Estado.
'A criminalidade em El Salvador caiu 98% em quatro anos com uma medida muito simples: bandido preso e não bandido na rua'

, afirmou.

Ao ser questionado se essa visita faz parte de seus planos para a campanha presidencial, Zema preferiu desviar: “Quem deveria ir, na minha opinião, é quem é presidente, para ver um dos casos de sucesso mais bem executados do mundo”. Ele ressaltou que El Salvador, antes considerado um dos países mais violentos do mundo, agora apresenta taxas de homicídio menores até que as de nações europeias.


Além disso, o governador mineiro aproveitou para criticar a proposta de Emenda à Constituição (PEC) apresentada pelo governo Lula para a segurança pública. Segundo Zema, a medida ignora a diversidade entre os Estados. “Dar o mesmo remédio para todo mundo não funciona. Temos Estados com realidades muito distintas”, comentou, sugerindo que os índices de violência estariam relacionados ao partido que governa cada unidade federativa, fazendo menção aos Estados administrados pelo PT.


Nas redes sociais, Zema também compartilhou um vídeo em que afirma que, no Brasil, o combate ao crime é prejudicado porque “muitas vezes os criminosos estão dentro do próprio governo”. Ele aparece usando uma camiseta com as palavras “polícia” e “justiça”, enfatizando a necessidade de uma postura mais firme do Estado.


O presidente salvadorenho Nayib Bukele, cujas políticas inspiram Zema, também recebeu elogios de Jair Bolsonaro (PL), ex-presidente e liderança influente no campo da direita brasileira. Bolsonaro chegou a afirmar, em entrevista à Rádio 93 FM Gospel em março, que adotaria medidas semelhantes às de Bukele caso voltasse ao poder.


No entanto, nem todos veem com bons olhos o modelo salvadorenho. Entidades internacionais, como a Anistia Internacional, denunciaram práticas abusivas sob o governo Bukele, incluindo prisões arbitrárias, maus-tratos e até mortes sob custódia estatal. Em relatório publicado em 2022, foram relatadas violações graves aos direitos humanos.


A visita de Zema a El Salvador promete agitar o debate sobre segurança pública no Brasil, especialmente em um momento em que o governador se projeta como uma das principais figuras da oposição ao governo federal e tenta conquistar o eleitorado conservador.


Compartilhar a notícia

Veja também
Câmara aprova isenção de IR para salários de até R$ 5 mil
POLíTICA

Câmara aprova isenção de IR para salários de até R$ 5 mil

Medida que beneficia 16 milhões de brasileiros segue agora para análise no Senado e precisa ser sancionada até o fim do ano para entrar em vigor em 2026

POLíTICA

Filha de Fernandinho Beira-Mar conquista reeleição como vereadora no RJ

Fernanda Costa, filha do traficante, obtém novo mandato na Câmara de Duque de Caxias com mais de 7 mil votos

Entidade critica protagonismo trans em conferência do Ministério da Mulher
POLíTICA

Entidade critica protagonismo trans em conferência do Ministério da Mulher

Associação Matria denuncia apagamento de mulheres biológicas em evento oficial e relata hostilidade contra sua diretora

Janja está inelegível para suceder Lula, aponta jurista
POLíTICA

Janja está inelegível para suceder Lula, aponta jurista

André Marsiglia destaca que Constituição impede esposa do presidente de disputar a sucessão direta ao cargo

para você
William Bonner anuncia saída do 'Jornal Nacional' após quase três décadas
FAMOSOS

William Bonner anuncia saída do 'Jornal Nacional' após quase três décadas

Globo confirma que César Tralli será o novo âncora ao lado de Renata Vasconcellos; Bonner seguirá para o 'Globo Repórter' em 2026

Mudança no saque-aniversário do FGTS é alvo de críticas
ECONOMIA

Mudança no saque-aniversário do FGTS é alvo de críticas

Nova regra que limita antecipações preocupa setor financeiro e pode afetar negativamente trabalhadores negativados

CEO de empresa bilionária deixa cargo após ser exposto com suposta amante em show do Coldplay
GERAL

CEO de empresa bilionária deixa cargo após ser exposto com suposta amante em show do Coldplay

Executivo foi filmado em momento íntimo com colega casada da própria empresa; vídeo se espalhou nas redes e gerou repercussão mundial

Cruzeiro vence o Inter com golaços e encosta na liderança
ESPORTES

Cruzeiro vence o Inter com golaços e encosta na liderança

Time celeste bate o Colorado por 2 a 1, assume vice-liderança e pressiona Flamengo