Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Morador de SP conquista isenção de IPVA retroativa após decisão da Justiça

Sentença reconhece que benefício para PCD deve valer desde o protocolo feito em 2022, mesmo que só tenha sido concedido em 2024

23/06/2025 às 16:19 por Redação Plox

A Justiça de São Paulo reconheceu que a isenção do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para pessoas com deficiência (PCD) deve retroagir à data do pedido administrativo, mesmo que o benefício só tenha sido concedido posteriormente.


Imagem Foto: Pixabay

Em dezembro de 2022, um morador da capital paulista com deficiência física moderada solicitou a isenção do IPVA. No entanto, o Estado só reconheceu o benefício a partir de janeiro de 2024, após a realização de perícia pelo Instituto de Medicina Social e de Criminologia de São Paulo (Imesc).


Na sentença, a 3ª Vara do Juizado Especial da Fazenda Pública de São Paulo destacou que o ato de concessão da isenção possui natureza declaratória, ou seja, não cria um novo direito, apenas reconhece um direito já existente. Por isso, deve retroagir à data do protocolo do pedido. "Preenchidos os requisitos legais, o ato de concessão da isenção possui natureza declaratória e não constitutiva, devendo retroagir à data do protocolo do pedido", escreveu a juíza Alexandra Fuchs de Araújo.


A Fazenda do Estado de São Paulo argumentou que reconheceu o direito ao benefício após a ação ser ajuizada e, por isso, não haveria mais interesse no processo. A tese, no entanto, foi rejeitada pela magistrada, que manteve o julgamento do mérito.


O autor da ação também havia solicitado indenização por danos morais, o que foi negado pela juíza. Ela entendeu que a situação não configurava sofrimento emocional indenizável. O autor foi representado pelo advogado Miguel Carvalho Batista, do escritório Carvalho Batista Advocacia Especializada.


Processo: 1005710-48.2025.8.26.0053


Compartilhar a notícia

Veja também
POLíTICA

Bolsonaro comparece ao velório da bispa Keila Ferreira e presta homenagem

Líder conservador esteve na cerimônia fúnebre na Assembleia de Deus do Brás, em São Paulo, ao lado de familiares e autoridades políticas

POLíTICA

Zema critica vetos de Lula ao Propag e aponta prejuízo para estados

Presidente vetou trechos da nova lei que flexibiliza o pagamento de dívidas dos estados, justificando impacto no equilíbrio fiscal.

Auxílio Emergencial
POLíTICA

Proposta que viabiliza volta do auxílio emergencial é aprovada em 2º turno

Com a aprovação, o texto segue para a Câmara, onde será analisado pelos deputados

Após decisão de Moraes, Bolsonaro e Valdemar voltam a se encontrar
POLíTICA

Após decisão de Moraes, Bolsonaro e Valdemar voltam a se encontrar

Ministro do STF revoga restrição que impedia contato entre os dois; encontro acontece em Brasília