Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Alexandre de Moraes pede extradição de ex-assessor acusado de vazar mensagens sigilosas

Perito Eduardo Tagliaferro é acusado pela PGR de crimes como violação de sigilo funcional; extradição foi solicitada ao governo italiano

24/08/2025 às 00:20 por Redação Plox

O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), encaminhou pedido de extradição do perito computacional Eduardo Tagliaferro, atualmente na Itália. A solicitação passou pelo Ministério da Justiça e seguiu para o Itamaraty, responsável por formalizar o processo junto às autoridades italianas.


Imagem Foto:  Alejandro Zambrana/TSE... 


A extradição ocorre após Tagliaferro ser denunciado na última quinta-feira (21) pela Procuradoria-Geral da República (PGR), que o acusa de envolvimento em vazamentos de mensagens atribuídas a auxiliares de Moraes. A denúncia também inclui os crimes de violação de sigilo funcional, coação no curso do processo e obstrução de investigação.


Tagliaferro, que chefiou a Assessoria Especial de Enfrentamento à Desinformação no Tribunal Superior Eleitoral (TSE), rompeu com Moraes após a divulgação dos diálogos. Ele nega veementemente ter participado do vazamento.


Pessoas próximas ao perito alegam perseguição política, apontando que ele tem feito críticas públicas ao ministro e ao STF desde que deixou o país.


Um ofício sigiloso do Departamento de Recuperação de Ativos e Cooperação Jurídica Internacional (DRCI), ligado ao Ministério da Justiça, confirmou o início dos procedimentos para localizar Tagliaferro na Itália. O documento informa que novas atualizações serão enviadas ao STF assim que disponíveis.


Segundo a PGR, o vazamento de informações visava desacreditar investigações em andamento na Suprema Corte e incitar atos antidemocráticos, colocando em risco a estabilidade das instituições republicanas.


Compartilhar a notícia

Veja também
Câmara de Ipatinga retoma projeto sobre internação involuntária de dependentes químicos
POLíTICA

Câmara de Ipatinga retoma projeto sobre internação involuntária de dependentes químicos

Proposta prevê atendimento hospitalar para usuários em situação de rua com base em leis federais; internações devem durar no máximo 90 dias

POLíTICA

Impeachment de Alexandre de Moraes ganha apoio de 150 deputados e 31 senadores

Parlamentares manifestam apoio ao pedido contra o ministro do STF; novo protocolo será realizado na próxima segunda-feira.

Senado
POLíTICA

Câmara aprova em 1º turno texto-base da PEC dos Benefícios Sociais

Sessão foi suspensa por problemas técnicos e será retomada nesta 4ª

ç
POLíTICA

Base aliada do governo Lula racha: Quatro deputados assinam pedido de impeachment

A maioria dos deputados que assinaram o pedido de impeachment é filiada ao Partido Liberal (PL), o mesmo de Bia Kicis e do ex-presidente Jair Bolsonaro.

para você
Carreta Bitrem desengata e deixa trânsito lento na BR-381
GERAL

Carreta Bitrem desengata e deixa trânsito lento na BR-381

Carreta invadiu a pista contrária após se soltar em trecho de pista simples; trânsito segue lento

20190730_142516.jpg
LAZER

Reforma da Academia Olguin em Ipatinga é concluída

Patrimônio Histórico de Ipatinga recebeu melhorias estruturais em um ano de intervenções

gpt
EMPREGO

Relatório aponta quais tipos de trabalho deixarão de existir quais serão criados

De acordo com o estudo, a previsão é de que 69 milhões de empregos sejam criados nos próximos anos, enquanto 83 milhões serão eliminados

praça
POLíCIA

Briga entre moradores de rua termina com um preso em Ipatinga

A vítima apresentava sangramento e foi socorrida pelo SAMU