Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Temporal derruba árvores, paralisa semáforos e deixa meio milhão sem energia na Grande São Paulo

Rajadas de vento próximas a 100 km/h causaram alagamentos, destelhamentos e caos no trânsito; previsão é de dias gelados após a frente fria.

23/09/2025 às 11:55 por Redação Plox

A segunda-feira (22) terminou em caos na Grande São Paulo depois da primeira tempestade da primavera. Ventos que chegaram perto dos 100 km/h provocaram queda de árvores, destelhamentos, transbordamentos de córregos e deixaram semáforos apagados em várias regiões. Mais de 500 mil imóveis ficaram sem energia ao longo do dia.



Vídeo: Redes sociais

De acordo com a Prefeitura de São Paulo, somente na capital foram 139 árvores derrubadas, sete atendimentos a desabamentos sem vítimas, 55 semáforos apagados por falta de energia e 18 pontos de alagamento. Avenidas movimentadas, como Nove de Julho, Rubem Berta e Sumaré, chegaram a ficar bloqueadas, mas tiveram o tráfego restabelecido no início da noite. O Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE) chegou a decretar estado de atenção para chuvas durante a tarde, mas suspendeu o alerta pouco depois.


Imagem Foto: Redes Sociais

O meteorologista César Soares, da Climatempo, explicou que a ventania foi provocada pela passagem de uma frente fria vinda do Sul do país. $&&$"O que a gente vai ter agora é um frio bem intenso. As temperaturas em São Paulo vão ficar baixas"$, afirmou. Segundo ele, mais do que o volume de chuva, foram as rajadas de vento que chamaram atenção.

Imagem Foto: Redes Sociais

A distribuidora Enel informou que, no auge do temporal, 579 mil imóveis estavam sem energia elétrica. À noite, ainda havia mais de 382 mil clientes no escuro, sendo 280 mil só na capital. O diretor de operações da empresa, Marcio Jardim, disse que mais de mil equipes foram acionadas para restabelecer o serviço.


Os ventos mais fortes foram registrados no Aeroporto de Congonhas, com 87 km/h, enquanto o CGE registrou rajadas acima de 56 km/h em bairros como Ipiranga e Centro. A Defesa Civil lembrou que a marca recorde na cidade foi em outubro de 2024, com 107,6 km/h. Em alguns locais, placas de sinalização e galhos também foram derrubados.


A chuva acumulada até as 18h chegou a 33,4 mm na média da cidade, suficiente para fazer transbordar córregos como o Morro do S, em Campo Limpo, o Zavuvus, na Cidade Ademar, e o Água Espraiada, em Santo Amaro. Houve ainda sete atendimentos a desabamentos em diferentes regiões. Apesar da gravidade, não há registro de feridos.


O trânsito também sofreu os impactos do temporal. A CET informou que além dos 55 semáforos apagados, outros 25 apresentaram falhas e 18 permaneceram em modo intermitente. Às 18h, a capital registrava 351 km de lentidão. Quase 550 agentes e 248 viaturas foram mobilizados para auxiliar no fluxo.


A tempestade atingiu também estruturas importantes. No Aeroporto de Congonhas, passageiros registraram a água invadindo áreas próximas ao portão 4. Na Estação Brás, da CPTM, parte do teto cedeu, deixando o saguão molhado. No início da tarde, a chuva intensa deixou o céu escuro como se fosse noite, e vídeos mostraram a nuvem avançando rapidamente sobre a Barra Funda, na Zona Oeste.


A Defesa Civil chegou a enviar alertas automáticos para celulares em toda a região metropolitana: $&&$"Alerta severo: temporais com rajadas de vento nas próximas horas na capital e Região Metropolitana. Risco de queda de árvore e destelhamento. Abrigue-se"$, dizia a mensagem. Mais cedo, a queda de duas árvores chegou a bloquear totalmente a Alameda Santos, próximo à Avenida Paulista.

Compartilhar a notícia

Veja também
Foto: Reprodução / Redes Sociais - @loren.schauers
GERAL

Loren Schauers: A luta de um jovem para se recuperar após ser cortado ao meio em um acidente.

Ele informou seus seguidores sobre sua reinternação devido a uma infecção, aconselhando-os a "Bebam água como nunca antes

capitao
GERAL

Ator que interpretava o Capitão Kirk vai pela primeira vez ao espaço

William Shatner, de 90 anos, será a pessoa mais velha a fazer a viagem

Microchipagem gratuita de pets começa em Praia Grande com trailer itinerante
GERAL

Microchipagem gratuita de pets começa em Praia Grande com trailer itinerante

Projeto Pet PG Chip leva serviço de identificação, cadastro nacional e orientações de saúde animal a diferentes bairros da cidade

piedade-caratinga.jpg
GERAL

Homem é socorrido após casa ser atingida por incêndio no Leste de MG

Segundo o Corpo de Bombeiros, o homem foi encaminhado ao hospital por ter inalado fumaça

para você