Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Trump elogia Lula na ONU e anuncia encontro para a próxima semana

Presidente dos EUA disse ter tido 'química excelente' com Lula, mas também criticou tarifas brasileiras e alertou para riscos nas relações

23/09/2025 às 17:04 por Redação Plox

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, usou seu discurso na Assembleia-Geral da Organização das Nações Unidas (ONU) nesta terça-feira (23) para comentar sobre um breve encontro que teve com Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Segundo ele, os dois líderes combinaram uma reunião oficial na próxima semana.


Imagem Foto: Reprodução Ansa brasil

Trump relatou que, apesar de terem conversado por apenas alguns segundos, a interação foi positiva.
“Eu estava aqui, eu encontrei o líder do Brasil, nós nos abraçamos, e as pessoas falaram: ‘dá para acreditar nisso?’ Nós concordamos que vamos nos encontrar na próxima semana. Não tivemos muito tempo para falar aqui, foram uns 20 segundos, mas concordamos em conversar depois”

, disse o republicano.

Na sequência, o chefe da Casa Branca destacou que ficou com boa impressão do brasileiro: “Eu gosto dele, e ele gosta de mim. Eu gosto de fazer negócios com pessoas que eu gosto. Tivemos aqueles 30 segundos ali, foi uma coisa rápida, mas foi uma química excelente. Isso foi um bom sinal”.


Apesar do tom amistoso, Trump também fez críticas duras ao Brasil. Ele recordou medidas econômicas adotadas por seu governo e acusou o país de agir de forma injusta com os Estados Unidos. “No passado, o Brasil tarifou nosso país de uma forma muito injusta. E por causa dessas tarifas, nós pusemos tarifas de volta. Eu defendo a soberania e direitos de cidadãos americanos. Eu lamento dizer que o Brasil está indo mal, e vai continuar indo mal. Eles só irão bem se trabalharem conosco. Sem a gente, eles vão falhar como outros falharam”, advertiu.


As declarações ocorrem em meio à tensão comercial entre os dois países. Os EUA aplicaram tarifas de 50% sobre produtos brasileiros, alegando práticas desleais e perseguição política contra a direita no Brasil. Lula, por sua vez, tem endurecido o discurso contra Washington, afirmando que sanções e tarifas são exemplos de “atentados à soberania”.


Durante sua fala de abertura na ONU, o presidente brasileiro não citou Trump nominalmente, mas destacou que o sistema internacional tem sofrido com “sanções arbitrárias” impostas por grandes potências.


O encontro oficial entre os dois líderes, prometido para a próxima semana, deve acontecer em um cenário de elogios pessoais, mas também de atritos econômicos e políticos que marcam a relação entre Brasil e Estados Unidos.


Compartilhar a notícia

para você
Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil
LAZER

Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil

Tributação de 3,5% imposta pelo STF eleva custos e gera impacto direto em passagens, hospedagens e seguros

Briga em escola termina com aluna ferida por tesoura em SP
EDUCAçãO

Briga em escola termina com aluna ferida por tesoura em SP

Confusão entre alunas em sala de aula terminou com adolescente de 17 anos machucada no rosto; polícia investiga o caso

AGÊNCIA BRASIL
SAúDE

Aumento de casos de VSR e Influenza preocupa Brasil

Especialistas destacam diferenças importantes entre os dois vírus que afetam diversas faixas etárias

Últimos dias para solicitar indenização de R$ 35 mil pelo PID da Samarco
ECONOMIA

Últimos dias para solicitar indenização de R$ 35 mil pelo PID da Samarco

Prazo encerra neste domingo (14); programa já beneficiou mais de 219 mil pessoas e empresas atingidas pelo rompimento em Mariana