Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Viviane Barci de Moraes é alvo de sanções dos EUA

Esposa de Alexandre de Moraes e duas empresas ligadas à família foram incluídas na Lei Magnitsky pelo governo americano

23/09/2025 às 12:31 por Redação Plox

O governo dos Estados Unidos aplicou sanções à advogada Viviane Barci de Moraes, esposa do ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, incluindo seu nome na lista da Lei Magnitsky, conhecida por ser uma das legislações mais duras contra violações de direitos humanos e corrupção no cenário internacional.


Imagem Foto: Presidência

A sanção, divulgada nesta segunda-feira (22), também atingiu o Lex - Instituto de Estudos Jurídicos, sediado em São Paulo, mantido por Viviane em sociedade com seus três filhos: Gabriela, Alexandre e Giuliana Barci de Moraes. Com a medida, quaisquer bens ou empresas ligados a Viviane em território americano ficam automaticamente bloqueados, além de ficar proibida de realizar transações financeiras com os Estados Unidos.


Viviane Barci de Moraes é formada em Direito pela Universidade Paulista (Unip) e também possui graduação em Propaganda e Marketing pela mesma instituição.


Além do instituto sancionado, a advogada é sócia do escritório Barci de Moraes Sociedade de Advogados, que também tem sede na capital paulista. O escritório atua em diversas frentes jurídicas, como direito constitucional, direito penal, direito cível, empresarial, licitações, contratos, relações governamentais, probidade administrativa, parcerias público-privadas e elaboração de pareceres técnicos.


Até o momento, Viviane não se pronunciou publicamente sobre a inclusão na lista de sanções internacionais. A medida foi amplamente repercutida pela imprensa brasileira e internacional, sendo considerada mais um capítulo na crescente tensão diplomática entre o Brasil e os Estados Unidos.


A Lei Magnitsky, que foi criada nos EUA com o objetivo de punir indivíduos envolvidos em corrupção e violações graves de direitos humanos, costuma ser usada com parcimônia, e sua aplicação a familiares de autoridades judiciais de outro país é vista como um gesto diplomático incomum.


A inclusão de Viviane e de seus filhos na lista ocorre em meio a uma escalada de tensões entre o governo norte-americano — especialmente sob a influência do ex-presidente Donald Trump — e integrantes do Judiciário brasileiro, como Alexandre de Moraes. Também nesta semana, o nome do próprio ministro foi incluído nas sanções e outras autoridades brasileiras tiveram seus vistos cancelados, ampliando o desgaste nas relações bilaterais.


Compartilhar a notícia

para você
REPRODUÇÃO/INSTAGRAM
FAMOSOS

Amado Batista enfrenta crise no casamento com estudante universitária

A diferença de idade e estilos de vida são apontados como fatores para o tensionamento do relacionamento do cantor de 72 anos com a estudante de 24 anos.

d
LAZER

Crítica considera show de Rod Stewart e Ivete Sangalo “dueto estranho e desnecessário”

A colaboração inusitada no projeto 'Legends In Concert' trouxe ao palco duas estrelas de gêneros distintos

FAMOSOS

Famosos que morreram em 2024: As despedidas que marcaram o ano

Artistas e personalidades que deixaram saudades e construíram legados eternos em 2024

POLíTICA

Lula prepara reforma ministerial e sinaliza Gleisi Hoffmann para cargo no governo

Presidente do PT é cotada para assumir a Secretaria-Geral da Presidência, enquanto mudanças estratégicas no governo são discutidas