Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.
É notícia? tá no Plox
Economia
Aneel define bandeira verde na conta de luz em janeiro de 2026
Decisão elimina cobrança adicional na tarifa de energia; estabilidade dos reservatórios afasta uso intenso de termelétricas e custos extras na geração
23/12/2025 às 23:32por Redação Plox
23/12/2025 às 23:32
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou que a conta de luz terá bandeira verde em janeiro de 2026, o que significa que não haverá cobrança adicional para os consumidores em todo o país.
Conto de luz
Foto: Agência Brasil
De acordo com a agência reguladora, mesmo com o início do período chuvoso abaixo da média histórica, os volumes de chuva e os níveis dos reservatórios permaneceram estáveis nos últimos meses. Esse cenário garantiu condições favoráveis de abastecimento e operação do sistema elétrico.
Menor uso de termelétricas reduz custo ao consumidor
Com a situação atual dos reservatórios, a Aneel avalia que não será necessário acionar usinas termelétricas em grande escala no próximo mês. A redução no uso dessas usinas evita custos adicionais na geração de energia, que normalmente seriam repassados às contas de luz.
Em dezembro, a agência já havia reduzido a bandeira tarifária do patamar vermelho 1 para amarelo, o que diminuiu a cobrança extra de R$ 4,46 para R$ 1,885 a cada 100 kWh consumidos.
O que significa a bandeira verde na prática
O Ministério de Minas e Energia informou que a bandeira verde representa um cenário de segurança energética e menor dependência das termelétricas, que têm custo mais alto e utilizam combustíveis fósseis.
Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias foi desenvolvido para indicar os custos da geração de energia no Sistema Interligado Nacional. Quando está em vigor a bandeira verde, não há acréscimo na conta de luz. Já nas bandeiras amarela ou vermelha, o consumidor paga um valor extra de acordo com o consumo.