Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

Café valorizado a quase R$ 3 mil por saca atrai criminosos e preocupa produtores em Minas

Tentativas de sequestro e ameaças a agricultores intensificam tensão no campo; PM anuncia operação especial para proteger safra do café

24/03/2025 às 12:57 por Redação Plox

A expectativa de que a saca do café atinja até R$ 3 mil neste início de colheita, previsto para maio, tem gerado uma onda de temor entre produtores rurais de Minas Gerais. O receio é que a valorização do produto impulsione a ação de quadrilhas especializadas em furtos e roubos nas áreas rurais.


Imagem Foto: Pixabay

Nos últimos 30 dias, duas tentativas de sequestro de fazendeiros ocorreram em Conceição da Aparecida, no Sul de Minas. O prefeito da cidade, José Antônio Ferreira (PL), relatou que uma das vítimas foi seguida por criminosos enquanto prestava socorro ao pai. Durante a ação, o veículo da vítima foi alvejado com quatro disparos. Mesmo sob ataque, o produtor conseguiu escapar ao dar ré na caminhonete. Dias depois, o carro utilizado pelos criminosos foi incendiado e a família passou a receber ligações com exigências financeiras, que foram recusadas. Os criminosos demonstraram conhecimento detalhado da vida da vítima, incluindo nomes e contatos dos filhos, o que evidenciou a organização do grupo.


Em Carmo do Rio Claro, também no Sul de Minas, o clima de insegurança tem causado um movimento de êxodo rural. Segundo o vereador e produtor Marcelo Carvalho Pereira, moradores da zona rural estão se mudando para as cidades por não se sentirem seguros no campo. Ele afirma que o medo tem tomado conta dos trabalhadores rurais, e que o receio de ser alvo de criminosos tem afastado o homem do campo de sua terra.


Diante do cenário, prefeitos, produtores, fazendeiros e vereadores têm buscado apoio na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. O deputado Professor Cleiton (PV) destacou que, com o valor do café em alta, há uma preocupação crescente com o aumento da atuação de quadrilhas. Segundo ele, os criminosos já atuam no roubo de cargas e agora ampliam suas ações para o roubo de café nas propriedades rurais. A preocupação dos agricultores se estende à integridade de suas famílias e à segurança da produção.


Em resposta à situação, a Polícia Militar de Minas Gerais anunciou uma operação especial voltada para o combate à criminalidade no meio rural, com atenção redobrada à safra do café. A ação será lançada nesta terça-feira (25), como informou o coronel Rauf Veiga de Oliveira, diretor de operações da PM. A operação será baseada em uma nova técnica de planejamento, que visa adaptar ações de prevenção e repressão de acordo com a realidade de cada município.


A PM pretende intensificar a fiscalização em períodos de colheita, além de atuar em frentes como o combate ao furto de defensivos agrícolas e o acompanhamento da contratação de mão de obra. O coronel alertou que é comum, nesse período, a contratação de pessoas que, na verdade, estão foragidas da Justiça e se infiltram nas lavouras com intenções criminosas.


Compartilhar a notícia

para você
 Foto: Marcello Casal/Agência Brasil
ECONOMIA

Falha no Pix da Caixa gera reclamações nas redes sociais

Usuários enfrentaram problemas ao tentar realizar transações na manhã desta sexta-feira

Pelé
FAMOSOS

Suposta filha de Pelé terá parte da herança reservada até fim do processo de paternidade

Se ela for a filha, recebe o valor. Se não, a quantia será divida entre os atuais herdeiros do Rei do Futebol

REPRODUÇÃO/INSTAGRAM/@WHINDERSSONNUNES/@TIRULLIPA
FAMOSOS

Whindersson Nunes fala de 'Amor Verdadeiro' após flagrante romântico em Avião

O comediante Whindersson Nunes abre o coração sobre seus sentimentos e relações após ser visto em momento íntimo durante viagem de avião.

LAZER

Projeto leva teatro de rua aos bairros de Ipatinga com releitura de Shakespeare

Projeto "Itinerância - Tem Teatro no Meu Bairro" democratiza o acesso à cultura com apresentações gratuitas em praças.