Lula passa por mini-cirurgia para retirada de lesão no couro cabeludo em São Paulo
Procedimento foi realizado no Hospital Sírio-Libanês, sem intercorrências; presidente também fez infiltração na mão direita para tratar tendinite e foi orientado a repousar
24/04/2026 às 18:13por Redação Plox
24/04/2026 às 18:13
— por Redação Plox
Compartilhe a notícia:
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por um procedimento cirúrgico na manhã desta sexta-feira (24), em São Paulo, para a retirada de uma lesão no couro cabeludo. A intervenção foi realizada no Hospital Sírio-Libanês e, segundo a equipe médica, ocorreu sem intercorrências.
De acordo com o médico Ricardo Kalil, que acompanha o presidente, Lula deverá permanecer por mais algumas horas no hospital e tem previsão de voltar para casa ainda nesta sexta-feira.
Médico Ricardo Kalil, afirma que predidente Lula passou por procedimento cirúrgico e deve receber alta ainda hoje.
Foto: Paulo Pinto / Agência Brasil
Procedimento retirou lesão no couro cabeludo
A mini-cirurgia foi feita pela médica Cristina Abdala e incluiu a retirada de pele na região da cabeça. Kalil informou que se tratava de uma lesão de pele classificada como basocelular, descrita como localizada e sem tendência de se espalhar para outras partes do corpo.
Foi uma lesão de pele. É muito comum, é a mais comum que tem no mundo
Ricardo Kalil
Abdala explicou que esse tipo de lesão está associado à exposição solar e que, quando cresce, é necessário removê-la. O tecido retirado foi encaminhado para biópsia.
Infiltração na mão e orientação de repouso
Além do procedimento no couro cabeludo, Lula também fez uma infiltração na mão direita para tratar uma tendinite. Segundo Kalil, a orientação é que o presidente fique em repouso nos próximos dias, mas sem impacto na agenda.
O médico afirmou que a recomendação inclui evitar grandes eventos no período imediato e aguardar a cicatrização da ferida cirúrgica, o que deve levar cerca de um mês. O cuidado indicado envolve curativos e o uso de chapéu, com retomada da rotina habitual.
Procedimento foi programado e não emergencial
Lula chegou ao hospital por volta das 7h, e a mini-cirurgia já estava programada, sem caráter emergencial. O presidente esteve acompanhado da primeira-dama Janja da Silva.