Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Fux será relator de ação de Nikolas contra presidente da Câmara por CPI do INSS

Ministro do STF vai analisar mandado de segurança que cobra instalação imediata de comissão para investigar fraudes bilionárias no INSS

24/05/2025 às 12:39 por Redação Plox

O ministro Luiz Fux, integrante do Supremo Tribunal Federal (STF), foi sorteado nesta sexta-feira (22) para relatar um mandado de segurança apresentado pelo deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG). O parlamentar busca, por meio da ação, obrigar o presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), a dar início à Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) voltada à investigação de fraudes bilionárias no Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).


Imagem Foto: STF

Nikolas, que usou suas redes sociais para comentar a ação, afirmou que trata-se de uma oportunidade para que a justiça seja feita e os responsáveis sejam responsabilizados. “Investigar, colocar na cadeia os responsáveis e ressarcir os milhões de idosos roubados”, publicou o deputado em seu perfil na rede X, destacando a confiança no equilíbrio e na constitucionalidade das decisões do ministro Fux.


O pedido para criação da CPI foi inicialmente protocolado no final de abril, sendo encabeçado pelo deputado Coronel Chrisóstomo (PL-RO). Apesar disso, Hugo Motta, atual presidente da Câmara, declarou que a instalação do colegiado precisa aguardar, já que há pelo menos outros 12 pedidos de CPI na fila, que seriam analisados de acordo com a “maturidade do tema”.


A estratégia adotada por Nikolas remete ao episódio da CPI da Covid, instaurada no Senado em 2021, após decisão do STF. Naquele momento, o ministro Luís Roberto Barroso determinou que o então presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), desse início à comissão. Agora, cabe a Luiz Fux decidir se o mesmo caminho será seguido no caso das fraudes no INSS.


A ação tem potencial para reacender debates entre governo e oposição na Câmara, além de aumentar a pressão sobre Hugo Motta, que enfrenta críticas por supostamente travar a instalação da CPI, apesar do apelo popular e da gravidade das denúncias relacionadas ao INSS.


Compartilhar a notícia

Veja também
STF forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa
POLíTICA

STF forma maioria para condenar Bolsonaro por organização criminosa

Ex-presidente é apontado como líder em uma tentativa de impedir a posse de Lula; julgamento ainda aguarda o voto do ministro Cristiano Zanin

(Reprodução/Reprodução)
POLíTICA

Cacique ligado a atos antidemocráticos causa tensão em CPI

Relator e membros da comissão expressam frustração e irritação com o líder indígena Sererê Xavante

Timóteo cria cota de emprego para mulheres vítimas de violência
POLíTICA

Timóteo cria cota de emprego para mulheres vítimas de violência

Medida pioneira garante 2% das vagas em contratos públicos para mulheres em situação de violência doméstica

MP de Minas vai recorrer de absolvição de Fernando Pimentel
POLíTICA

MP de Minas vai recorrer de absolvição de Fernando Pimentel

Ex-governador foi inocentado em ação sobre uso de aviões e servidoras estaduais para fins pessoais

para você
saúde
SAúDE

Outono aumenta risco de alergias respiratórias em crianças, idosos e portadores de doenças respiratórias

Segundo a Associação Brasileira de Alergia e Imunologia (ASBAI), cerca de 30% da população do país tem alguma alergia respiratória, o que prejudica a qualidade de vida das pessoas com sintomas desconfortáveis

jovem aprendiz
EMPREGO

CENIBRA contrata jovens aprendizes

As inscrições ficarão abertas até o dia 28 de Outubro

Trump ameaça impor novas tarifas ao Brasil e outros países a partir de abril
GERAL

Trump ameaça impor novas tarifas ao Brasil e outros países a partir de abril

Presidente dos EUA critica falta de reciprocidade comercial e promete medidas

Captura-de-ecrã-2019-06-04,-às-18.14.jpg
FAMOSOS

Bailarina e ex-affair de Neymar sai em defesa do jogador

Érika não acredita nas acusações que o jogador vem sofrendo