PEC do fim da escala 6x1 é aprovada na Câmara; veja a lista dos 22 deputados que votaram contra
Texto reduz a jornada semanal máxima de 44 para 40 horas e segue agora para votação no Senado, também em dois turnos.
O feriado de 7 de setembro será marcado por manifestações em diferentes cidades brasileiras, reunindo grupos políticos de direita e de esquerda em atos de sentidos opostos. Em Brasília e em capitais de vários estados, mobilizações já foram confirmadas pelos dois lados do espectro político.
Foto: Divulgação PMI O Partido dos Trabalhadores anunciou, em resolução publicada no sábado (23/8), que participará de uma grande mobilização junto às Frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo, ao MST, à CUT, a centrais sindicais e partidos progressistas. A convocação tem como bandeira a defesa da democracia e da soberania nacional, sob o lema “Quem manda no Brasil é o povo brasileiro”.
Entre os principais focos desses protestos estarão a crítica às medidas recentes adotadas pelo governo dos Estados Unidos contra autoridades brasileiras, incluindo sanções ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), e a outros integrantes da Corte e do governo Lula. Além disso, a esquerda pretende reforçar pautas como a reforma do imposto de renda e a união de forças sociais em defesa do país.
Já os apoiadores do ex-presidente Jair Bolsonaro planejam realizar atos pedindo anistia aos envolvidos no 8 de janeiro e protestando contra a prisão do líder do PL. Essa será a terceira mobilização da direita com esse mesmo objetivo. As manifestações também devem direcionar críticas a Moraes e ao Supremo Tribunal Federal.
O contexto político promete acirrar ainda mais os protestos. O julgamento de Bolsonaro e outros sete aliados acusados de envolvimento em uma tentativa de golpe de Estado estará em andamento na Primeira Turma do STF, com sessões agendadas para os dias 2, 3, 9, 10 e 12 de setembro. Há a possibilidade de que os votos dos ministros ocorram apenas a partir da segunda semana do julgamento, intensificando a expectativa em torno do 7 de setembro.
“Dar uma resposta no 7 de setembro”