Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Tarcísio atende clamor e admite que pode ser candidato a presidente do Brasil

Governador de SP adota discurso nacional, consulta marqueteiros e se articula sem assumir pré-candidatura para evitar desgaste com base bolsonarista

24/08/2025 às 13:24 por Redação Plox

O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), vem estruturando uma estratégia política que mantém abertas duas possibilidades para 2026: tentar a reeleição no Estado ou disputar a Presidência da República. Para isso, tem intensificado encontros políticos, revisto sua comunicação e se aproximado de nomes do marketing eleitoral.

Imagem Foto: Governo de São Paulo

Nos bastidores, Tarcísio tem sido mais flexível ao discutir a possibilidade de uma candidatura nacional. Embora afirme preferir permanecer em São Paulo, onde acredita ter caminho livre para reeleição, o governador tem sinalizado a aliados que pode entrar na corrida presidencial — desde que seja uma decisão conjunta com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), a quem diz manter lealdade.

Movimentações e articulação política

Emissários do governador já fizeram contatos informais com profissionais do marketing político, como Chico Mendez e Paulo Vasconcelos, para avaliar cenários. A aproximação mais sólida, no entanto, é com Pablo Nobel, responsável por sua campanha ao governo paulista em 2022. Apesar disso, nenhuma parceria foi confirmada oficialmente.

A assessoria de Tarcísio afirmou, por meio de nota, que não há intermediários atuando na montagem de equipe e que todas as decisões partem exclusivamente do próprio governador.

Viagens, eventos e discurso afinado

Enquanto percorre o interior do Estado com a chamada Caravana 3D — iniciativa lançada no fim de 2024 para promover ações com foco em desenvolvimento, dignidade e diálogo —, Tarcísio também tem marcado presença em eventos do setor financeiro e participado de reuniões com empresários.

Nessas ocasiões, ele tem aproveitado para criticar o governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e apresentar sua visão sobre os rumos econômicos do Brasil. O discurso tem se tornado mais incisivo e nacionalizado, com forte apelo antipetista.

Durante um fórum promovido pelo banco BTG Pactual na semana passada, o governador afirmou:

“O Brasil não aguenta mais o PT. O Brasil não aguenta mais o Lula.”

A fala simboliza uma guinada em relação ao início de sua gestão, quando evitava embates diretos com o governo federal e se apresentava como uma oposição mais moderada.

Equilíbrio com o bolsonarismo

A movimentação de Tarcísio em direção ao cenário presidencial ocorre com cautela para não gerar atritos com a base bolsonarista. Mensagens extraídas do celular de Bolsonaro, divulgadas no dia 20 de agosto, revelaram insatisfação de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) com a possibilidade de o governador de São Paulo ocupar o espaço político do pai.

Em evento oferecido por Antônio Rueda, presidente do União Brasil, um dia antes da divulgação das mensagens, Tarcísio evitou falar sobre uma possível candidatura e concentrou seu discurso em apoio ao ex-presidente Bolsonaro.

Apoios, desafios e incertezas

Dentro do Centrão, cresce a pressão para que Tarcísio dispute a Presidência. Parlamentares e lideranças do grupo acreditam que, com o cenário judicial de Bolsonaro cada vez mais delicado, o governador paulista desponta como o nome mais viável da direita para 2026.

Aliados próximos, contudo, ponderam que ele só avançará nessa direção se houver um conjunto de fatores favoráveis: apoio explícito de Bolsonaro, unidade entre partidos da centro-direita e estabilidade dentro do bolsonarismo.

Além disso, pesa o fator Lula. Interlocutores de Tarcísio reconhecem que enfrentar o atual presidente nas urnas não será tarefa simples e que o governador não costuma tomar decisões arriscadas em ambientes de alta incerteza.

Até lá, a estratégia segue sendo a mesma: manter-se preparado para qualquer um dos dois caminhos, sem dar passos que possam comprometer sua base ou antecipar conflitos internos.

Compartilhar a notícia

Veja também
STF libera contas de Rodrigo Constantino para tratamento de câncer
POLíTICA

STF libera contas de Rodrigo Constantino para tratamento de câncer

Ministro Alexandre de Moraes atendeu ao pedido da defesa, que alegou necessidade urgente dos recursos para despesas médicas

STF mantém Sergio Moro como réu por suposta calúnia contra Gilmar Mendes
POLíTICA

STF mantém Sergio Moro como réu por suposta calúnia contra Gilmar Mendes

A Primeira Turma da Corte rejeita recurso e avança no processo em que o senador é acusado de insinuar corrupção envolvendo o ministro.

Lula reafirma disposição para 2026 e diz não temer adversários
POLíTICA

Lula reafirma disposição para 2026 e diz não temer adversários

Em entrevista, presidente declara que, se estiver em boas condições, disputará reeleição com foco na vitória

aparelho
POLíTICA

É falso que o Senado voltou a estudar lei que proíbe cultos ao ar livre

Desde o dia 2 de fevereiro, o Senado Verifica já recebeu vários pedidos de verificação sobre a proposta

para você
Belo Horizonte amplia vacinação contra covid para pessoas de 40 anos
SAúDE

Belo Horizonte amplia vacinação contra covid para pessoas de 40 anos

Horário de vacinação também foi alterado: em dias úteis, será das 8h às 17h, e dos pontos de drive-thru, das 8h às 16h30

Trabalhador morre após cair em máquina de barro no RN; teve a bacia, parte do braço e do antebraço prensados
EMPREGO

Trabalhador morre após cair em máquina de barro no RN; teve a bacia, parte do braço e do antebraço prensados

Acidente ocorreu durante limpeza de equipamento em cerâmica na zona rural de Mossoró; vítima tinha 40 anos e trabalhava há 15 anos no local

Cuca saí do Atlético
ESPORTES

Cuca não é mais treinador do Atlético-MG

Treinador teria alegado problemas familiares para deixar comando do clube

escobar-2.jpg
FAMOSOS

Acidente doméstico deixa apresentador da Globo ferido

Alex Escobar teve um corte na perna e levou “alguns pontos”