Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

Vereador do Rio repudia fala de Lula sobre homem negro

Rafael Satiê afirmou que declaração do presidente foi discriminatória e anunciou moção de repúdio na Câmara Municipal

24/08/2025 às 14:13 por Redação Plox

O vereador Rafael Satiê (PL), que preside a Comissão de Combate ao Racismo da Câmara Municipal do Rio de Janeiro, se posicionou neste sábado (23) contra uma declaração feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).


Imagem Foto:  Eduardo Barreto/CMRJ // Ricardo Stucker/PR

Durante um evento realizado em Sorocaba, no interior paulista, na última quinta-feira (21), o chefe do Executivo comentou sobre uma imagem preparada para uma campanha governamental. Segundo Lula, a fotografia mostrava um homem negro, alto, sorrindo sem dentes, ao lado de uma mulher branca, loira, com traços europeus. O presidente afirmou ter questionado seu ministro sobre o uso dessa foto em uma publicação que seria enviada para um evento do agronegócio na Alemanha.


Na ocasião, Lula disse:
"Eu chamei o ministro e perguntei: ‘Escuta aqui: por que você colocou essa fotografia desse senhor negro sem dente? Você acha isso bonito? Isso é fotografia para você colocar representando o Brasil no exterior? Um cara sem dente e ainda negro?’\

.

A fala repercutiu e foi considerada ofensiva por diversos setores. Entre eles, o vereador Rafael Satiê, que declarou em nota pública que as palavras do presidente são discriminatórias e inadmissíveis contra trabalhadores negros e humildes.


O parlamentar informou ainda que vai protocolar na Câmara Municipal uma Moção de Repúdio em resposta à declaração. Segundo ele, a medida tem como objetivo reafirmar o compromisso da comissão com a dignidade e o respeito de todos os cidadãos.


"Diante da gravidade do ocorrido, informo que estarei protocolando na Câmara Municipal do Rio de Janeiro uma Moção de Repúdio às falas do presidente, reafirmando o compromisso desta Comissão com a defesa da dignidade e do respeito a todos", disse o vereador em comunicado.


O episódio ganhou destaque nacional e reacendeu o debate sobre racismo estrutural e representatividade em campanhas oficiais.


Compartilhar a notícia

Veja também
PL quer lançar 'Débora do Batom' como deputada; internautas dão sinal de apoio
POLíTICA

PL quer lançar 'Débora do Batom' como deputada; internautas dão sinal de apoio

Débora Rodrigues, conhecida como 'Débora do batom', poderá disputar uma vaga na Câmara em 2026; outra possível candidata é filha de homem que morreu preso

Projeto de lei propõe regulação de influencers mirins com autorização judicial
POLíTICA

Projeto de lei propõe regulação de influencers mirins com autorização judicial

Texto da deputada Duda Salabert prevê bloqueio dos ganhos até a maioridade e limita tempo de atuação de crianças nas redes sociais

Moraes concede prisão domiciliar a idosa condenada pelos atos de 8 de janeiro
POLíTICA

Moraes concede prisão domiciliar a idosa condenada pelos atos de 8 de janeiro

Vildete Guardia, de 74 anos, cumprirá pena em casa devido a problemas de saúde e locomoção

Foto: Ricardo Stuckert/PR
POLíTICA

Lula e Presidente da Espanha discutem acordos e crises globais em encontro em Brasília

Visita de Pedro Sánchez marca diálogo sobre Mercosul, guerra em Gaza e investimentos espanhóis no Brasil.

para você
SAúDE

Hospital Doutor José Maria Morais lança serviço para melhorar atendimento e agilizar encaminhamentos

Nova iniciativa busca humanizar assistência e otimizar fluxos no hospital de Coronel Fabriciano

Apresentadora Mara Pinheiro emociona ao relatar luta do filho contra leucemia
FAMOSOS

Apresentadora Mara Pinheiro emociona ao relatar luta do filho contra leucemia

Filho da jornalista da Globo foi diagnosticado após exames de rotina e iniciou tratamento imediato

FAMOSOS

Rachel Sheherazade perde 100 mil seguidores após postagem polêmica sobre morte de Silvio Santos

Antes da publicação, Sheherazade contava com 4,1 milhões de seguidores, número que caiu para 4 milhões no dia seguinte.

flavio andradde
LAZER

Comediante Flávio Andradde faz show de stand up em Ipatinga

Para comprar o ingresso basta acessar o link: https://bileto.sympla.com.br/event/75941/d/154641