Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Polícia

Dupla é denunciada por matar idoso de 84 anos a machadadas em Iapu

Crime brutal ocorreu durante a madrugada; acusado está preso e mulher responderá em liberdade

24/09/2025 às 19:19 por Redação Plox

O Ministério Público de Minas Gerais (MPMG) denunciou Jonas de Souza Santos Costa, de 19 anos, e Naiane Camila Sousa Silva, de 36, pelos crimes de homicídio qualificado e fraude processual, após a morte de Francisco Cândido Lourenço, de 84 anos, em Iapu.


O crime aconteceu na madrugada de 28 de agosto de 2025, na casa da vítima, localizada na Rua Quirino Pena, no bairro Bela Vista. Segundo a denúncia, os suspeitos moravam com o idoso e teriam premeditado o assassinato por vingança, motivados por desentendimentos relacionados ao uso clandestino de água e energia elétrica. Francisco havia anunciado que cortaria o fornecimento irregular, o que teria gerado ameaças por parte da dupla.


Imagem Foto: Pixabay

Durante a madrugada, enquanto Francisco dormia, Jonas atacou o idoso com diversos golpes de machado na cabeça e no tórax. O laudo pericial aponta que ele sofreu múltiplas fraturas, perda de massa encefálica, hemorragia intracerebral e lesões de defesa. A ação foi considerada brutal, sem chance de defesa, caracterizando meio cruel e recurso que dificultou a reação da vítima.


Naiane teria facilitado o acesso de Jonas ao local, utilizando-se do fato de possuir a chave do portão da residência, e aguardado enquanto o crime era cometido. Após o homicídio, o casal tentou alterar a cena do crime, cobrindo o corpo, espalhando álcool no cômodo e escondendo o machado, numa tentativa de dificultar a investigação, o que motivou também a denúncia por fraude processual.


Jonas está preso preventivamente desde 29 de agosto de 2025. Já Naiane responderá em liberdade, após o juízo indeferir seu pedido de prisão. O Ministério Público aguarda o andamento da ação penal, que seguirá pelo Tribunal do Júri, competente para julgar crimes dolosos contra a vida.


Compartilhar a notícia

Veja também
para você
c.jpg
ECONOMIA

Reforma tributária propõe imposto eletrônico sobre pagamentos

Uma das modificações é que os 20% cobrados de patrões e empregados, por meio da contribuição previdenciária sejam encerrados

LAZER

Ecoturismo e gastronomia impulsionam Minas Gerais ao topo do turismo nacional

Estado registra crescimento de 4,4% na atividade turística, acima da média nacional, com destaque para a Cordilheira do Espinhaço.

SMTT orienta sobre o uso permitido da faixa azul em feriados e fins de semana
GERAL

SMTT orienta sobre o uso permitido da faixa azul em feriados e fins de semana

Uso indevido resulta em multa e condutores devem ficar atentos às recomendações legais sobre o tráfego

SAúDE

Anvisa divulga propostas de advertência para derivados do tabaco

O objetivo da ação é reforçar a comunicação dos riscos à saúde causados pelo consumo de tabaco, em conformidade com as necessidades atuais