Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Política

PEC da Blindagem é rejeitada por unanimidade pelo Senado

Proposta que ampliava foro privilegiado e exigia aval do Congresso para ações penais contra parlamentares é enterrada após pressão popular

24/09/2025 às 20:31 por Redação Plox

A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado rejeitou por unanimidade, nesta quarta-feira (24), a chamada PEC da Blindagem (PEC 3/2021), que buscava impor autorização prévia da Câmara ou do Senado para abertura de ações penais contra parlamentares. A proposta, já aprovada na Câmara dos Deputados, foi duramente criticada por parlamentares, entidades e manifestantes em todo o país.




Todos os 26 senadores presentes votaram contra a PEC, enterrando a proposta na comissão. Por se tratar de rejeição unânime, o texto não poderá ser levado ao plenário principal do Senado, encerrando assim sua tramitação. A votação ocorreu em ritmo acelerado após a forte repercussão negativa do projeto.


A proposta previa que deputados e senadores só poderiam ser processados criminalmente com autorização de suas respectivas Casas legislativas, por voto secreto e maioria absoluta. Também restringia a aplicação de medidas cautelares apenas ao Supremo Tribunal Federal (STF) e estendia o foro privilegiado aos presidentes de partidos com representação no Congresso.


Imagem Foto: Lula Marques/Agência Brasil

Relator da matéria, o senador Alessandro Vieira (MDB-SE) classificou a proposta como um “golpe fatal” à legitimidade do Parlamento e defendeu que a PEC transformaria o Legislativo em abrigo seguro para criminosos. A rejeição, segundo ele, representa a vontade clara da sociedade por mais justiça e menos impunidade.


O presidente da CCJ, senador Otto Alencar (PSD-BA), também se posicionou contra a proposta e afirmou que a PEC era um desrespeito ao eleitor e à democracia. Ele garantiu o envio imediato do parecer ao plenário do Senado para confirmação do sepultamento definitivo da proposta.


A votação ocorreu após manifestações em todas as capitais brasileiras, que mobilizaram milhares de pessoas contra o avanço da PEC. Entidades como a Transparência Brasil, a ONG Fiquem Sabendo e o Pacto pela Democracia alertaram para o retrocesso institucional que a proposta representava.


Imagem Foto: Reprodução/Redes Sociais


Entre os senadores, o consenso foi de que a proposta afrontava a transparência, o combate à corrupção e o equilíbrio entre os poderes. Críticas vieram de parlamentares de diferentes espectros políticos, que consideraram a PEC imoral, indecente e um escudo para blindar crimes graves como corrupção, lavagem de dinheiro e organização criminosa.


Com a rejeição definitiva pela CCJ e a impossibilidade de recurso ao plenário, a PEC 3/2021 está oficialmente arquivada, marcando uma vitória da pressão popular e do compromisso do Senado com a democracia e a responsabilização de agentes públicos.


Compartilhar a notícia

Veja também
´Calor do momento’: mulher que pichou estátua no 8/1 diz que se arrepende e culpa 'falta de malícia'
POLíTICA

´Calor do momento’: mulher que pichou estátua no 8/1 diz que se arrepende e culpa 'falta de malícia'

Débora Rodrigues relatou em depoimento que não invadiu prédios públicos e pichou a frase com batom após pedido de desconhecido

camara timoteo.jpg
POLíTICA

Câmara de Timóteo prorroga suspensão das atividades presenciais

A Casa realizou a higienização dos espaços e solicitou ao Executivo a realização de testes nos servidores

STF se aproxima de decisão final sobre prisão do 'Careca do INSS'
POLíTICA

STF se aproxima de decisão final sobre prisão do 'Careca do INSS'

Com dois votos já registrados, Corte precisa de apenas mais um para manter a prisão preventiva de investigados por fraudes bilionárias contra o INSS

mulher
POLíTICA

Nova presidente da Caixa assume cargo na próxima terça-feira

Daniella Consentino assinou ontem (1) o termo de posse

para você
Surto de salmonella intoxica mais de 100 turistas em hotel na Espanha
LAZER

Surto de salmonella intoxica mais de 100 turistas em hotel na Espanha

Hóspedes, incluindo crianças e um bebê de 1 ano, foram hospitalizados após consumirem alimentos contaminados no buffet do Hotel Izán Cavanna, em La Manga

capa
GERAL

Violência surpreende em condomínio de luxo no maranhão: Empresários são encontrados mortos

Foi o motorista do casal que, ao não ser atendido ao chegar à casa durante a tarde de sexta-feira, desconfiou que algo estava errado

Justiça manda encerrar cotas para trans na Furg
EDUCAçãO

Justiça manda encerrar cotas para trans na Furg

Decisão determina cancelamento das matrículas feitas por essa modalidade até o fim do ano

Ministério da Saúde inicia envio de antídotos para conter intoxicações por metanol
SAúDE

Ministério da Saúde inicia envio de antídotos para conter intoxicações por metanol

Com aumento nos casos, governo amplia estoques de etanol farmacêutico e fomepizol para atender hospitais em todo o país.