Geral

Trump suspende negociações com Canadá após polêmica com discurso de Reagan

Presidente dos EUA acusa autoridades canadenses de manipulação e reforça importância das tarifas para segurança nacional; governo canadense ainda não se pronunciou.

24/10/2025 às 09:18 por Redação Plox

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou na sexta-feira (24) a suspensão das negociações comerciais com o Canadá. O comunicado aconteceu por meio da rede social Truth Social e foi motivado por críticas de Trump ao uso, pelo governo canadense, de um discurso do ex-presidente Ronald Reagan em uma campanha sobre tarifas.

Donald Trump

Donald Trump

Foto: Redes sociais


Acusações sobre manipulação de discurso de Reagan

Trump alegou que autoridades do Canadá utilizaram de forma fraudulenta um anúncio com Ronald Reagan abordando tarifas. Segundo ele, a peça publicitária teria distorcido o conteúdo original para influenciar decisões judiciais nos Estados Unidos.O presidente americano reforçou que tarifas são fundamentais para a segurança nacional e a economia do país.

Para Trump, o comportamento do Canadá foi considerado flagrante, levando à interrupção imediata das negociações comerciais. Horas depois, o presidente reiterou críticas, afirmando que o Canadá “há muito tempo trapaceia em tarifas”, além de afirmar que Reagan “amava tarifas para o nosso país e sua segurança nacional”.

Reação da Fundação Ronald Reagan

A Fundação Ronald Reagan se pronunciou sobre o caso, informando que o governo canadense utilizou um “áudio e vídeo seletivo” de um discurso de rádio proferido em 1987. De acordo com a fundação, o conteúdo utilizado teria deturpado a intenção original do ex-presidente americano, e o governo de Ontário não solicitou autorização para reprodução ou edição do material.

A fundação recomendou ainda que o público assistisse ao vídeo original, sem cortes, para evitar equívocos quanto à mensagem de Reagan.

Campanha canadense e posicionamento oficial

A campanha em questão apresentou trechos em que Ronald Reagan dizia que “tarifas elevadas inevitavelmente levam à retaliação por parte de países estrangeiros e ao desencadeamento de intensas guerras comerciais”.

Até o momento, o governo do Canadá não se manifestou sobre as acusações feitas por Trump nem sobre a suspensão das negociações.

O episódio amplia o clima de tensão entre os dois países, em meio à discussão sobre política tarifária e acordos comerciais.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a