Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Equipamento inovador faz a medição digital da água infiltrada no solo

As instituições buscam agora um parceiro para produzir o equipamento em larga escala e inseri-lo no mercado

24/11/2020 às 14:05 por Redação Plox

Uma parceria entre a Embrapa Solos (RJ) e o também carioca Centro Brasileiro de Pesquisa Físicas (CBPF) desenvolveu solução inovadora para a automação da coleta de dados no campo, mais especificamente da infiltração e do fluxo de água no solo. Trata-se de um novo permeâmetro - equipamento mais usado no mundo para avaliar a condução da água nos solos - capaz de fazer essa coleta digitalmente, por meio de um microcomputador de baixo custo. Com isso, reduz o tempo e os custos da avaliação de parâmetros hidráulicos, que permite conhecer o processo de absorção de água pela terra. As instituições buscam agora um parceiro para produzir o equipamento em larga escala e inseri-lo no mercado.

Foto: reprodução pixabay

 

A medição da água infiltrada no solo é fundamental para otimizar a irrigação, diminuindo o desperdício de água e a erosão; e para estimar o desabamento de encostas, auxiliando na prevenção e na elaboração de alarmes mais eficazes e na avaliação do comportamento de terrenos para construção de estradas ou barragens. 

Entretanto, a avaliação de parâmetros hidráulicos do solo sempre foi um desafio para os pesquisadores, basicamente por dois motivos: a necessidade de um técnico treinado na coleta de dados e a avaliação, que é demorada e dispendiosa em recursos financeiros e tempo. Assim, uma das vantagens em se abordar o problema de modo interdisciplinar foi articular a expertise e a experiência de quem entende do problema dos solos (Embrapa Solos) com a aplicação de sensores inteligentes, ferramentas digitais de controle e condicionamento de sinais (CBPF).

O novo permeâmetro: digitalização na medição de água no solo

Os equipamentos mais utilizados no mundo para avaliar a condução da água nos solos saturados são os permeâmetros de poço e, entre esses, um dos mais populares é o Permeâmetro de Guelph. Ele necessita de um profissional para fazer a coleta manual dos dados de fluxos de água, que possibilitam calcular a condutividade hidráulica do solo. “A parceria entre a Embrapa e o CBPF desenvolveu um novo permeâmetro que faz essa coleta automatizada. Com esse aparelho, o técnico, que ficava por horas anotando os valores de fluxos, é liberado para fazer outras avaliações e coletas, aumentando o rendimento e a eficiência do trabalho no meio rural. Além disso, o equipamento tem uma precisão de leitura de milímetros e um registro de tempo de décimos de segundo, o que aumenta a precisão dos dados coletados”, conta o pesquisador da Embrapa Solos Wenceslau Teixeira. 

O Guelph é um equipamento analógico e de operação complexa. Os dados são obtidos pela leitura visual da variação do nível de uma coluna de água, utilizando uma escala milimetrada e um cronômetro. Os dados são registrados manualmente em uma caderneta. Essa operação é feita no campo, sob o sol, podendo levar muito tempo. O operador é um profissional caro que precisa de qualificação para a aquisição das medidas e os resultados são analisados posteriormente utilizando planilhas. O progresso do novo dispositivo vem do fato que as medidas são obtidas digitalmente, por um microcomputador de baixo custo.

“Além de medir a variação do volume e do tempo de um modo mais preciso, registrar em um cartão de memória e transmitir esses dados para um celular, ou tablet (via Bluetooth), o sistema calcula a grandeza imediatamente. Caso ocorra alguma inconsistência nas medidas, é possível identificar no local e fazê-las novamente, sem necessidade de um novo, e custoso, deslocamento. O dispositivo simplifica a operação de medida, permitindo seu uso por operadores com menor treinamento, além de alertar para certos erros devido a variações bruscas da temperatura que não eram considerados no método tradicional”, revela Geraldo Cernicchiaro, do CBPF.

Compartilhar a notícia

Veja também
Bombeiros realizam parto durante atendimento
GERAL

Bombeiros realizam parto durante atendimento em Minas Gerais

Durante o transporte da gestante, foi necessário para a viatura e realizar o parto do pequeno Taylor

GERAL

Veja qual é o animal considerado o mais esquisito do mundo

Orictéropo, conhecido como porco-da-terra, impressiona por aparência única e hábitos peculiares

Pai é condenado após registrar BO contra criança de 2 anos
GERAL

Pai é condenado após registrar BO contra criança de 2 anos

Advogado acionou polícia e Conselho Tutelar alegando que colega do filho era 'algoz contumaz' e omitiu idade dos envolvidos

Encarregado morre atropelado por caminhão em obra no aeroporto de Ubaporanga
GERAL

Encarregado morre atropelado por caminhão em obra no aeroporto de Ubaporanga

Joel Fernandes, de 53 anos, foi atingido por veículo em marcha à ré durante trabalho de ampliação da pista do aeródromo

para você
Demissões em massa no Itaú atingem funcionários em trabalho remoto
EMPREGO

Demissões em massa no Itaú atingem funcionários em trabalho remoto

Banco justifica desligamentos por baixa produtividade; sindicato critica e aponta cortes em larga escala

capa
FAMOSOS

Impasse jurídico: filhas de Gugu em busca de solução rápida para caso de suposto irmão

Ricardo Rocha, nascido em outubro de 1974, seria resultado de um relacionamento que Gugu Liberato teve na adolescência, nos anos 1970

Ipatinga tem vagas abertas para cursos gratuitos de teatro, música e dança
EDUCAçãO

Ipatinga tem vagas abertas para cursos gratuitos de teatro, música e dança

Iniciativa cultural abre inscrições para aulas presenciais com vagas limitadas; participantes recebem certificado e integram montagem final

72733753_2429651673917215_570719296809577769_n.jpg
LAZER

Thiago Ventura se apresenta em Ipatinga em duas sessões lotadas

Espetáculo "Pokas", seu terceiro solo, fala sobre seus últimos anos como comediante, sobre sexualidade e inclusão