Carnaval nas cidades históricas de Minas recebe impulso do Governo Estadual

Programa de incentivo estadual destina 12 milhões para festividades e turismo em municípios mineiros

Por Plox

25/01/2024 15h43 - Atualizado há 3 meses

O Governo de Minas Gerais anunciou nesta quinta-feira (25) a iniciativa "Carnaval da Liberdade" e "Carnaval da Tranquilidade", visando potencializar as celebrações do Carnaval em suas cidades históricas. Este movimento tem como objetivo principal promover o turismo local e enaltecer a rica cultura mineira. De acordo com a Secretaria Estadual de Cultura, foram alocados aproximadamente 12 milhões de reais para o carnaval, dos quais 6 milhões são destinados especificamente às cidades históricas.

— Foto: Prefeitura de Diamantina/Divulgação

Angelo Oswaldo de Araújo Santos, prefeito de Ouro Preto e presidente da Associação das Cidades Históricas de Minas Gerais (ACHMG), ressalta a importância do carnaval para a região: “O carnaval das cidades históricas é o nosso patrimônio imaterial. Ele também vem de uma grande tradição histórica, das folias, do entrudo e outras. Em todas as nossas cidades históricas teremos um carnaval da tradição. Por isso, nós falamos que é um carnaval da família, da mineiridade”.

Leônidas Oliveira, secretário de Estado de Cultura, destacou a expectativa de receber cerca de 6 milhões de visitantes durante o período carnavalesco, enfatizando o impacto positivo no setor econômico: “Essa população [que vem de fora] coloca recurso, na compra de um artesanato, uma comida, movimentando uma rede imensa, criativa e que as comunidades dependem do turismo para continuar crescendo e gerando emprego e renda”.

Carnaval da Tranquilidade em Diamantina Diamantina oferece uma experiência mais serena com o "Carnaval da Tranquilidade", destacando sua arquitetura preservada e natureza exuberante. A cidade é um ponto de partida da famosa Estrada Real e apresenta atrações como as cachoeiras da Sentinela e dos Cristais, a Vila do Biribiri e a Gruta do Salitre.

Carnaval da Liberdade O projeto abrange 32 municípios associados à ACHMG, incluindo Ouro Preto, Diamantina e Congonhas, que são Patrimônios Culturais da Humanidade reconhecidos pela Unesco. Cada cidade terá sua própria programação, disponível no site da Secult, oferecendo aos visitantes diversas opções para aproveitar o carnaval, desde festas nas ruas até passeios por sítios históricos e cachoeiras.

Em Ouro Preto, o Carnaval da Liberdade é marcado pela presença de cerca de 50 blocos carnavalescos e atividades culturais variadas. Outras cidades, como Santa Bárbara, Itabira e Caeté, também apresentam programações ricas e diversificadas, celebrando a cultura e tradição mineiras.

A programação completa do Carnaval nas cidades históricas de Minas Gerais está disponível no site da Secretaria de Cultura de Minas, proporcionando uma experiência única para moradores e turistas durante este período festivo.
 

Destaques