Erika Hilton ironiza ‘caminhada pela liberdade’ de Nikolas Ferreira e chama ato de ‘passeatinha da bandidagem’

Deputada do PSOL critica mobilização liderada por Nikolas Ferreira de Paracatu a Brasília, chama ação de ‘teatrinho barato’ e diz esperar que percursos virem maratonas para que apoiadores deixem de ‘parasitar o Estado brasileiro’

25/01/2026 às 08:56 por Redação Plox

A deputada federal Erika Hilton (PSOL-SP) usou as redes sociais para criticar a caminhada realizada por Nikolas Ferreira (PL-MG) até Brasília. Em tom de ironia, ela afirmou esperar que os percursos feitos por apoiadores do deputado “virem maratonas”, dizendo que, assim, deixariam de “parasitar o Estado”. A parlamentar ainda classificou a mobilização como “passeatinha da bandidagem”.

Erika Hilton critica caminhada de Nikolas Ferreira a Brasília

Erika Hilton critica caminhada de Nikolas Ferreira a Brasília

Foto: (Foto/Instagram)


No X (antigo Twitter), Erika comentou a ação organizada por Nikolas, que batizou o ato de “caminhada pela liberdade” e vem divulgando o trajeto em suas redes sociais.

Apoio 100% que os bolsonaristas saiam andando pelas rodovias sempre que seus aliados forem citados em escândalos de corrupção. Em poucos meses, eles serão grandes maratonistas e, talvez, com as premiações que vão receber, eles finalmente parem de parasitar o Estado brasileiro

Erika Hilton, em publicação no X

Reação nas redes e críticas à extrema direita

A declaração repercutiu e Erika voltou a se manifestar, dessa vez nos stories do Instagram, reafirmando sua posição. Ela disse considerar que sua visão é compartilhada por “qualquer pessoa de bem”, com “pingo de racionalidade” e que não tem o “cérebro derretido” diante do que chamou de “teatrinho barato, de mau gosto, calculado da extrema direita”.

Nos vídeos, a deputada afirmou acreditar que Nikolas estaria tentando encenar uma espécie de “teatro”, imaginando que iniciaria a caminhada, entraria em um carro e chegaria rapidamente a Brasília. Segundo ela, ele não teria esperado que “um monte de ameba tonta” o acompanhasse no percurso, o que o teria obrigado a seguir caminhando até a capital federal.

Erika também reforçou o tom crítico ao dizer que Nikolas “vai ter que sustentar a gracinha até o final”, referindo-se à mobilização como “a passeatinha da bandidagem, da impunidade, da vagabundagem, da falta do que fazer”. Em seguida, afirmou que não pretende recuar diante das reações de apoiadores do deputado, dizendo que seguirá “denunciando” e apontando a falta de pauta do grupo.

Detalhes da caminhada de Nikolas Ferreira

A caminhada organizada por Nikolas Ferreira, intitulada “caminhada pela liberdade”, começou em Paracatu, no interior de Minas Gerais, e tem como destino Brasília. O trajeto, que já dura seis dias, vem reunindo apoiadores ao longo do caminho.

De acordo com o deputado, a mobilização é um protesto em defesa dos presos pelos atos de 8 de janeiro e em apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Nas redes sociais, ele compartilha imagens e relatos da jornada, destacando a participação de seus seguidores no percurso.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a