Paciente cai de maca do Samu ao ser colocado em ambulância na UPA de Brotas, em Salvador

Família acusa equipe de negligência após queda de Lázaro Xavier da Silva durante remoção para ambulância; secretaria diz que houve destravamento acidental da maca e abriu apuração

25/01/2026 às 09:02 por Redação Plox

Um atendimento do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) terminou em momentos de tensão na noite de sexta-feira (23), na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Brotas, em Salvador, quando um paciente caiu da maca durante a tentativa de colocá-lo dentro da ambulância.

O homem foi identificado como Lázaro Xavier da Silva. Imagens registradas por familiares mostram a maca em posição vertical e o paciente caído no chão, gritando de dor, enquanto integrantes da equipe do Samu tentam prestar socorro, sob revolta dos parentes que acompanhavam o atendimento.

Paciente caiu da maca ao ser colocado em ambulância do Samu durante atendimento na UPA de Brotas, em Salvador; caso foi registrado em vídeo por familiares.

Paciente caiu da maca ao ser colocado em ambulância do Samu durante atendimento na UPA de Brotas, em Salvador; caso foi registrado em vídeo por familiares.

Foto: Reprodução.


Em um dos vídeos, a mãe de Lázaro acusa os profissionais de não terem garantido a segurança adequada na manobra com a maca, responsabilizando a equipe pela queda durante o procedimento de transferência.

Segundo Débora Lopes, que se apresentou como “mãe de coração” de Lázaro, ele havia sofrido um acidente de moto na região da rodoviária, ao colidir com um carro, o que resultou em fratura na tíbia. Ainda de acordo com ela, após a queda da maca, o paciente precisou ser submetido a novos exames para verificar possíveis lesões na cabeça.

Débora relatou que o paciente pesa mais de 100 quilos, caiu de cabeça e, na avaliação dela, ficou por pouco de atingir a quina de ferro da ambulância. Ela também afirmou que ele não estaria devidamente preso à maca no momento da transferência.

Família fala em negligência no atendimento

As imagens divulgadas por familiares mostram desespero e gritos no momento em que Lázaro está no chão, logo após a queda. Parentes o tempo todo criticam a condução do atendimento e classificam o episódio como falha grave da equipe do Samu, apontando possível negligência no manuseio da maca.

Secretaria Municipal da Saúde apura o caso

Em nota, a Secretaria Municipal da Saúde (SMS) de Salvador informou que a queda ocorreu devido a um destravamento acidental da maca da ambulância durante a transferência do paciente.

A pasta destacou que a equipe prestou atendimento imediato no local e que Lázaro foi encaminhado para avaliação em uma unidade hospitalar de maior porte, a fim de passar por exames complementares após o incidente.

A SMS acrescentou ainda que a profissional de saúde envolvida também recebeu assistência. Foi instaurado um processo de apuração para analisar as circunstâncias do ocorrido e definir eventuais medidas a serem adotadas.

Compartilhar a notícia

V e j a A g o r a