Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Geral

Morre menino que esperava do governo remédio mais caro do mundo após batalha judicial

A decisão do STF que garantiu o fornecimento do medicamento para Vinícius abriu um precedente importante para outras pessoas que precisam do tratamento

25/02/2023 às 16:45 por Redação Plox
Foto: redes socais
medicamento Zolgensma é considerado o mais caro do mundo - Foto: reprodução

Vinícius de Brito Samsel, de 3 anos, faleceu enquanto esperava pelo fornecimento do medicamento Zolgensma, que custa R$ 7,2 milhões e é considerado o remédio mais caro do mundo. A família buscava doações para o tratamento de Vinícius, que era portador de AME (atrofia muscular espinhal), uma doença genética degenerativa. Em dezembro de 2022, o ministro do STF Edson Fachin determinou a liberação dos recursos para a compra do medicamento. Ele deu 72 horas para que o Ministério da Saúde cumprisse a determinação, mas o prazo não foi cumprido. Há seis semanas, a família clamava por ajuda para cobrar da União a liberação dos recursos. O depósito judicial do valor do medicamento havia sido realizado em 9 de fevereiro de 2023, segundo o Ministério da Saúde. O Hospital Angelina Caron, que seria responsável pela compra do remédio, diz que recebeu notificação sobre a transferência dos recursos apenas no dia 14 de fevereiro, um dia antes da morte de Vinícius.
 

A batalha judicial da família pelo fornecimento do medicamento Zolgensma, que é utilizado no tratamento da AME, ganhou notoriedade no Brasil. No entanto, a morte de Vinícius coloca em questão a eficácia das medidas judiciais para garantir a saúde e a vida das pessoas, principalmente daquelas que precisam de terapias milionárias. O caso também suscita o debate sobre a responsabilidade do governo em garantir o acesso aos tratamentos de saúde, principalmente para doenças raras.

A síndrome de AME é uma doença genética rara que afeta a força muscular e os movimentos do corpo. Ela pode levar à perda da capacidade de andar, engolir e respirar. O tratamento com Zolgensma é considerado a terapia mais eficaz para a doença, mas é muito caro.

A decisão do STF que garantiu o fornecimento do medicamento para Vinícius abriu um precedente importante para outras pessoas que precisam do tratamento. No entanto, o episódio mostra que garantir o acesso às terapias mais avançadas e caras é um desafio para governos com orçamentos limitados. A inclusão do Zolgensma no rol de cobertura obrigatória dos planos de saúde no início de fevereiro também gerou protestos das operadoras, que alegam que a medida ameaça a sustentabilidade do setor.

A morte de Vinícius também é uma tragédia pessoal para a família, que lutou bravamente pelo tratamento do filho. O caso coloca em evidência a importância de políticas públicas eficazes para garantir o acesso aos tratamentos de saúde, especialmente para doenças raras e graves.

Compartilhar a notícia

Para você
Alcione homenageia Alexandre de Moraes em show em Brasília
FAMOSOS

Alcione homenageia Alexandre de Moraes em show em Brasília

Durante a apresentação, público aplaudiu o ministro do STF e gritou 'sem anistia'

Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil
LAZER

Alta do IOF preocupa setor de viagens internacionais no Brasil

Tributação de 3,5% imposta pelo STF eleva custos e gera impacto direto em passagens, hospedagens e seguros

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas
POLíTICA

STF discute descriminalização do aborto até 12 semanas

Julgamento da ADPF 442, que pode descriminalizar o aborto voluntário até a 12ª semana, foi interrompido após votos favoráveis e segue sem nova data no STF.

Anvisa aprova Mounjaro para tratar apneia do sono em adultos obesos
SAúDE

Anvisa aprova Mounjaro para tratar apneia do sono em adultos obesos

Agência inclui novo uso ao medicamento, antes restrito ao diabetes tipo 2; estudos indicam melhora nos sintomas e qualidade do sono.