Cobra de estimação foge e mata ave no interior de Minas

Jiboia Arco-Íris é capturada pelo Corpo de Bombeiros após ataque a ave de estimação em residência

Por Plox

25/02/2024 12h04 - Atualizado há 2 meses

Em Formiga, na região Centro-Oeste de Minas Gerais, uma ocorrência inusitada movimentou o Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMG) neste sábado (24). Uma serpente, identificada como "Jiboia Arco-Íris da Caatinga", foi capturada após ter entrado em uma residência no bairro Sagrado Coração e atacado uma ave de estimação. A moradora do imóvel, surpreendida pelo ataque, acionou imediatamente os serviços de emergência.

 

Foto: CBMG

Captura e identificação da serpente

Ao chegarem ao local, os bombeiros se depararam com a cobra ainda dentro da gaiola, ao lado da ave já sem vida. A Jiboia Arco-Íris, que é uma espécie conhecida por sua coloração vibrante, foi cuidadosamente capturada e acondicionada em um recipiente próprio para transporte.

Revelações sobre a origem da serpente

Investigações posteriores revelaram que a serpente era de cativeiro e havia escapado de um terrário, permanecendo desaparecida por aproximadamente 42 dias. Ao serem contatados, os responsáveis pela serpente compareceram ao local e a reconheceram. No entanto, houve uma incongruência: a documentação apresentada para a serpente tinha dados de outra pessoa.

Encaminhamento e procedimentos legais

Diante da inconsistência documental, tanto a cobra quanto os papéis foram entregues à Polícia Militar Ambiental. A autoridade competente ficará responsável por verificar a autenticidade dos documentos e os procedimentos ambientais necessários. Este episódio ressalta a importância do manejo responsável e da documentação correta de animais exóticos mantidos em cativeiro.

 

Destaques