Menu

Siga o Plox nas Redes Sociais!

Não perca nenhuma notícia que movimenta o Brasil e sua cidade.

É notícia? tá no Plox
Educação

Instituto Usiminas abre programação de cursos para educadores

Referência no meio educacional, arte-educadora Giselda Perê ministra primeiro curso on-line e gratuito do ano

25/05/2021 às 20:38 por Redação Plox

O Instituto Usiminas abre a temporada de 2021 dos cursos do Programa de Formação de Professores e Arte-Educadores a partir da próxima quinta (27/05). O primeiro encontro terá como tema “Educação decolonial - entre as artes e a narrativa”, e será ministrado pela arte-educadora Giselda Perê.

Como parte da programação da Plataforma Educativa do Instituto Usiminas (educativoinstituto.usiminas.com), o curso on-line é gratuito e conta com o patrocínio da Usiminas, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura. As inscrições podem ser feitas pelo link http://bit.ly/EducaçãoDecolonial

Realizado em dois encontros (27/5 e 10/6), o curso apresenta e identifica as principais questões relacionadas ao ensino decolonial da arte e da literatura brasileira e será conduzido em três partes: “As histórias da arte brasileira - em busca de uma identidade nacional'', “Quais as histórias que a história da arte não conta?” e “A busca pela prática decolonial na educação e na vida''.  

Mestra em arte-educação, Giselda Perê vai convidar os participantes a investigarem como a educação pode solidificar, na prática educativa e artística, gestos de racismo e intolerância. Com mais de 20 anos de carreira, Giselda dedica-se à criação artística que valorize as sabedorias, as estéticas e as oralidades presentes em nossas ancestralidades africanas e afro-brasileiras, principalmente no núcleo de história Agbalá Conta.

Ampliando o alcance

Segundo a diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, a Plataforma Educativa do Instituto Usiminas amplia significativamente o alcance do trabalho já desenvolvido, atendendo demandas de educadores de várias localidades e abordando temas fundamentais para a educação contemporânea. “Extrapolamos os limites do Vale do Aço trazendo temáticas fundamentais para o ensino e pretendemos chegar mais longe com assuntos como os que serão abordados por Giselda, proporcionando conteúdos de qualidade e que possam auxiliar na reflexão sobre diversidade e respeito ao próximo. Queremos uma agenda cada vez mais forte nesse sentido”, frisa Penélope. 

Até novembro deste ano, o Instituto Usiminas realizará quatro cursos dentro do seu Programa de Formação de Educadores e Arte-educadores. Todos o conteúdo estará disponível na Plataforma Educativa do Instituto Usiminas, espaço virtual que é extensão da Ação Educativa e possibilita a participação de educadores de diversas localidades de países de Língua Portuguesa. 

Em 2020, o Instituto Usiminas alcançou mais de 30 localidades com formações à distância, por meio da Plataforma Educativa. Além do Vale do Aço, os cursos contaram com participantes de cidades do Distrito Federal, Mato Grosso do Sul, Goiás, São Paulo, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Alagoas e até em Portugal.


 

Compartilhar a notícia

para você
Consurge
SAúDE

Samu Leste e Vale do Aço contam com mais duas unidades móveis

Para o custeio do serviço, a Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) repassa mensalmente ao Consurge R$ 2.091.457,51

aaa
FAMOSOS

Cinco meses após atropelamento, Kayky Brito volta a atuar

Durante o último final de semana, o elenco, que inclui nomes como José Trassi, Camilla Camargo, Nill Marcondes e Richard Martins, realizou as primeiras leituras do texto

Gasolina
ECONOMIA

Petrobras reduz preço de gasolina e diesel nas refinarias

Essa é a segunda redução em menos de cinco dias

Adriano-Alvarenga.jpg
POLíTICA

Vereador de Timóteo e esposa vão parar na delegacia durante “briga de casal”

O vereador Adriano Alvarenga e a esposa foram conduzidos até a Delegacia e foram ouvidos em cartório